Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
Criado em março, o programa Vai de Graça tem alterado a rotina dos finais de semana no Distrito Federal e impulsionado o comércio local. Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF aponta que 96% dos lojistas perceberam aumento no movimento de clientes e 61,6% da população afirma que a gratuidade no transporte coletivo incentiva as saídas para lazer e compras.
Entre os comerciantes, 51,2% registraram crescimento de até 10% nas vendas nos dias de gratuidade, 27,2% relataram aumento entre 10% e 20%, e 0,5% tiveram crescimento acima de 30%. Para acompanhar a movimentação, 20% criaram promoções regulares aos domingos e feriados, enquanto 42% adotaram ofertas pontuais.
Impacto no lazer e no consumo
Do ponto de vista dos passageiros, 29% dizem combinar lazer e compras nos dias de gratuidade, e 9,4% saem principalmente para fazer compras. Antes da implantação, 56% saíam apenas um domingo por mês; hoje, 45,7% passaram a sair em dois domingos e 15,1% circulam todos os domingos e feriados.
Análise da Secretaria de Economia (Seec-DF) das notas fiscais emitidas entre março e julho mostra aumento de 5,4% na quantidade média de documentos por empresa, crescimento de 8,6% no valor médio e alta de 5,8% na arrecadação do ICMS varejista.
Reflexos no índice de preços
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) variou 0,26% em maio no DF. A alta em sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados foi contida pela queda no setor de transportes, que recuou 0,52%, influenciado pela redução de 17,20% nas passagens de ônibus urbano. Situação semelhante ocorreu em abril, quando as tarifas caíram 3,36%.
Transporte em números
O impacto também aparece na mobilidade. A média de passageiros aos domingos passou de 270 mil para 460 mil, um crescimento de 70%, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). No total, já foram realizadas mais de 20,4 milhões de viagens gratuitas até 7 de setembro.
Em março, durante o Carnaval, foram quase cinco milhões de acessos em nove dias, recorde do programa. Atualmente, a média é de dois milhões de acessos mensais, chegando a três milhões em datas de grande mobilização popular.
Entre os dias de maior movimento estão a quinta-feira da Semana Santa (17/4), com 1,25 milhão de passageiros, a segunda-feira de Carnaval (3/3), com 770 mil, e a véspera do Dia da Independência (6/9), com 748 mil viagens.