Do PORTAL UNIBUS
Fotos: Heron Junior (Ônibus Brasil) e Andreivny Ferreira (PORTAL UNIBUS)
A coluna “Retrô” está de volta! E, nessa edição, vamos relembrar uma compra que, mesmo que representada por apenas duas unidades, marcou o (até então) fim de uma era em uma das mais tradicionais empresas de ônibus de Natal: a aquisição de veículos seminovos de empresas do Rio de Janeiro.
A empresa Nossa Senhora da Conceição adquiria, anualmente, veículos vindos das mais variadas empresas fluminenses. Desde a sua fundação, em 1990, parte da sua renovação de frota tinha digitais e histórico de alguma companhia do Rio de Janeiro.
Tradicionalmente, as maiores empresas do RJ mantêm frotas muito novas, o que faz com que a venda de veículos considerados seminovos pelo mercado (com até 3 anos de uso) seja comum. Várias empresas por todo o país adquirem esses veículos para suas frotas, dado o pouco tempo de uso, de rodagem e a conservação dos veículos. Nesse contexto, a Conceição adquiria, anualmente, veículos vindos do Rio de Janeiro. As quantidades variavam conforme a sua necessidade.
Com essa prática, chegamos ao ano de 2011. Naquele ano, a (então) administração da Conceição renovou sua frota com dois veículos vindos do Rio de Janeiro. Adquiridos originalmente pela Transportes Santo Antônio, os ônibus eram montados no modelo Torino, da Marcopolo, sob o chassi OF-1722, da Mercedes-Benz.
Fabricados em 2008, os veículos receberam, por aqui, os prefixos 4048 e 4050, sendo escalados na linha 63 (Hoje, O-63 – Felipe Camarão / Campus). Tinham bancada acolchoada, duas portas de acesso e itinerário frontal e lateral lonados. Os veículos foram os últimos a receberem a identidade visual da época, com a cor azul clara na saia dos veículos e os prefixos e logomarca na cor laranja.

Essa acabou sendo a última compra de ônibus pela então administração da Conceição – antes dessa compra, um veículo zero quilômetro havia sido adquirido. No final de 2011, foi anunciada a transferência do controle da empresa para uma holding pernambucana, que desativou alguns dos ônibus mais antigos e passou a renovar a frota com veículos vindos de outras empresas do grupo – prioritariamente, vindos de Pernambuco.
Desde então, jamais a Conceição voltou a adquirir ônibus vindos do Rio de Janeiro. Quando precisou renovar sua frota, contou com repasses de ônibus vindos de Pernambuco e, quando voltou ao controle da antiga administração, a empresa passou a investir em veículos vindos do Ceará e, mais recentemente, da Paraíba.
Essa atitude da Conceição também se refletiu em outras empresas que operam em Natal. Apenas uma – a Via Sul – adquiriu ônibus vindos de empresas fluminenses durante a década de 2010. A prática voltou a ocorrer, entretanto, neste ano, com as empresas do grupo A. Cândido trazendo para o solo potiguar veículos adquiridos junto a companhias do Rio de Janeiro.