Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (STTU / Prefeitura do Natal)
O Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU) discutiu propostas para a expansão das faixas exclusivas de ônibus em Natal. A medida tem como objetivo dar mais prioridade ao transporte coletivo, reduzir congestionamentos e agilizar as viagens na capital potiguar.
Atualmente, Natal conta com 50,23 km de faixas exclusivas, sendo 40,96 km administrados pela prefeitura e 9,27 km por outros órgãos. Entre as vias contempladas estão corredores estratégicos como Prudente de Morais, Rio Branco, Dr. Mário Negócio, Hermes da Fonseca, Senador Salgado Filho, São José, Capitão-Mor-Gouveia, Jerônimo Câmara, Amaro Barreto, Nevaldo Rocha e Felizardo Moura. Também integram o sistema a Conselheiro Tristão, a Ponte Newton Navarro e a Engenheiro Roberto Freire.
Propostas apresentadas
Durante o encontro, foram apresentados novos projetos de ampliação e requalificação:
- Criação de faixa exclusiva de 3,22 km na BR-101, ligando o Shopping Via Direta à Igreja Universal (Zona Sul/Zona Leste);
- Implantação de 1,24 km de faixa entre o Centro Administrativo e o Natal Shopping (Zona Leste/Zona Sul);
- Requalificação do corredor da Av. Nevaldo Rocha, com extensão de 4,5 km e investimento estimado em R\$ 24,6 milhões.
Segundo a secretária da STTU, Jódia Melo, os investimentos terão impacto direto na mobilidade da cidade. “Além de evitar congestionamentos e sinistros, a sinalização beneficia cerca de 35 linhas de transporte público e pode reduzir o tempo das viagens em até 15 minutos”, destacou.
O papel do CMTMU
O Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana atua no acompanhamento e fiscalização da política de transporte e trânsito em Natal. Entre suas atribuições estão a revisão do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e o monitoramento da prestação dos serviços de transporte público coletivo e individual.
O colegiado reúne representantes do poder público, sociedade civil, operadores do sistema, estudantes e trabalhadores por aplicativos, garantindo participação ampla nos debates sobre os desafios e avanços da mobilidade na capital potiguar.