Demanda por ônibus com ar-condicionado cresce em médias e pequenas cidades brasileiras

Demanda por ônibus com ar-condicionado cresce em médias e pequenas cidades brasileiras

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Spheros / Secco Comunicação)

A incorporação de ônibus equipados com ar-condicionado no programa de renovação de frota em médias e pequenas cidades brasileiras está em expansão, segundo destacou Luís Carlos Sacco, diretor regional América Latina da Spheros, líder global em soluções térmicas para veículos comerciais. A informação foi apresentada durante o Seminário Nacional NTU 2025, realizado nos dias 12 e 13 de agosto, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF).

De acordo com Sacco, “o que antes era uma exigência dos grandes centros urbanos está se expandindo para municípios de todo o País, já que os passageiros buscam cada vez mais comodidade, segurança e conforto térmico no interior dos ônibus”. Ele acrescentou que a Spheros acompanha de perto esse crescimento desde sua primeira participação no seminário.

A Spheros do Brasil é a segunda maior operação do grupo global e a maior em produção de sistemas de ar-condicionado para ônibus. Com o aumento da frota de veículos elétricos na América Latina, a empresa tem focado em apresentar soluções que atendam às especificações de cada montadora e encarroçadora, incluindo novos produtos como a família CC206 de ar-condicionado para micro-ônibus, lançada neste ano, e outros lançamentos previstos para o início de 2026.

Além de sistemas de climatização, a empresa lançou recentemente softwares para ônibus de Duplo Piso, que oferecem operação simplificada, diagnóstico detalhado de falhas e integração com telemetria, permitindo configuração de itinerários e maior eficiência na manutenção das operadoras.

Fundada em 1956, a Spheros tem matriz na Alemanha e presença em 11 países. A empresa desenvolve soluções de climatização e produtos eletrônicos para ônibus convencionais e elétricos, com foco na sustentabilidade e na eletrificação da frota global, contribuindo para a redução de emissões e do consumo de combustível. O grupo conta com mais de 1.100 colaboradores e mantém operações na Europa, América do Norte, América do Sul, China, Índia, África do Sul e Austrália, atendendo tanto OEMs quanto o mercado de reposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.