Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (BYD Brasil)
O mercado brasileiro de ônibus elétricos segue em expansão. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país emplacou 306 ônibus elétricos no primeiro semestre de 2025, o que representa um crescimento de 141% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram comercializadas 127 unidades.
Somente em junho, foram 34 veículos emplacados, um aumento de 278% em relação ao mesmo mês de 2024. Os números refletem o avanço da eletromobilidade no transporte público, impulsionado por políticas públicas, ampliação da oferta de modelos e maior compromisso de prefeituras com a descarbonização da frota.
A capital paulista concentra 90% do total de ônibus elétricos emplacados no semestre. Das 306 unidades registradas no Brasil, 275 passaram a operar em São Paulo. A cidade se tornou referência nacional na transição para ônibus com emissão zero. A mudança começou com a criação da Lei Municipal nº 16.802/2018, ainda na gestão João Doria. A legislação determinou a redução gradual de poluentes no sistema de transporte coletivo, com a meta de zerar as emissões de gás carbônico até 2038.
A partir da gestão de Bruno Covas, a cidade deu início à contratação de ônibus com baixa emissão e à realização de testes com veículos elétricos. O avanço mais significativo ocorreu em 2022, com a decisão do atual prefeito, Ricardo Nunes, de vetar a entrada de novos ônibus a diesel no sistema municipal, acelerando a eletrificação das linhas.
A cidade de São Paulo já possuía experiência com trólebus desde 1949. Atualmente, 201 trólebus seguem em operação. Antes mesmo da legislação de 2018, o município já havia lançado a Lei de Mudança do Clima (Lei 14.933/2009), que previa a descarbonização da frota em até dez anos. No entanto, a norma não chegou a ser aplicada, o que levou à revisão dos prazos e à criação de uma nova legislação.
Além da capital, outras cidades paulistas também registraram avanços no uso de ônibus elétricos no primeiro semestre deste ano. São Bernardo do Campo teve 11 unidades emplacadas, seguida por Ribeirão Preto (4), Campinas (2) e Barueri (1). Em outras regiões do país, o número de veículos ainda é mais modesto. Goiânia (GO) e Salvador (BA), por exemplo, registraram três ônibus elétricos cada, enquanto Resende (RJ) emplacou quatro.
A eletromobilidade tem recebido incentivos de políticas federais, como o PAC Cidades, que oferece linhas de financiamento e estimula a produção nacional de tecnologias limpas. No entanto, a distribuição dos veículos pelo território nacional ainda é desigual, em razão de entraves logísticos, orçamentários e de planejamento urbano.
Confira os municípios que emplacaram ônibus elétricos no primeiro semestre de 2025, segundo a ABVE:
- São Paulo/SP: 275 unidades
- São Bernardo do Campo/SP: 11
- Resende/RJ: 4
- Ribeirão Preto/SP: 4
- Salvador/BA: 3
- Goiânia/GO: 3
- Campinas/SP: 2
- Taboão da Serra/SP: 2
- Cariacica/ES: 1
- Barueri/SP: 1
Apesar do avanço da eletromobilidade, o percentual de ônibus elétricos ainda é pequeno em relação ao total de frota das grandes capitais. São Paulo lidera com 15 mil veículos, seguida por Goiânia (3 mil), Brasília (2.967), Belo Horizonte (2.874) e Recife (2.800).
Atualmente, dez fabricantes atuam no setor de ônibus elétricos no Brasil. No primeiro semestre deste ano, sete deles registraram vendas. A liderança foi da Eletra, com 105 unidades emplacadas (34,3%), seguida pela BYD, com 95 veículos (31%). Mercedes-Benz aparece na terceira posição, com 70 unidades (22,8%).
Veja o desempenho por fabricante:
- Eletra: 105 unidades (34,3%)
- BYD: 95 (31,0%)
- Mercedes-Benz: 70 (22,8%)
- Induscar: 15 (4,9%)
- Higer: 11 (3,6%)
- Ankai: 6 (1,9%)
- VW Truck & Bus: 4 (1,3%)
Empresas tradicionais do setor, como Marcopolo e Volvo, não registraram vendas no período. A ausência, no entanto, pode estar relacionada ao modelo de comercialização desses veículos, que costuma ocorrer por meio de grandes contratos com prefeituras ou consórcios, o que pode gerar lacunas temporárias nos registros de emplacamentos. A Marcopolo, por exemplo, entregou 95 ônibus elétricos a uma operadora de São Paulo em julho, já fora do período analisado.
Os dados completos sobre o mercado de veículos eletrificados, incluindo infraestrutura de recarga, estão disponíveis no portal da ABVE, por meio de sua plataforma de inteligência de mercado: https://abve.org.br/bi-geral/