Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Banco Moneo / Marcopolo / Secco Comunicação)
O Banco Moneo, instituição financeira vinculada à Marcopolo S.A., completou 20 anos de atuação como referência no financiamento de ônibus e micro-ônibus no Brasil. Criado oficialmente em 2005, o banco é o único do país com foco exclusivo no crédito para o setor de transporte coletivo, tendo contribuído diretamente para a modernização de frotas urbanas e intermunicipais em todo o território nacional.
A origem da instituição remonta a 1999, quando a Marcopolo iniciou estudos para apoiar financeiramente seus clientes na aquisição de veículos. Em 2000, foi criado o departamento de Serviços Financeiros, e, em 2002, em parceria com outras instituições, a empresa lançou um projeto de financiamento para veículos Volare. O sucesso da iniciativa levou à fundação do Banco Moneo, em 1º de julho de 2005, com aprovação do Banco Central.
Desde então, o banco tem desempenhado papel estratégico na ampliação da mobilidade no Brasil, com operações em Caxias do Sul (RS), São Paulo (SP) e atuação comercial distribuída em diversas regiões. O portfólio atende exclusivamente os clientes das marcas Marcopolo, Volare, Marcopolo Motorhome e Neobus, com soluções financeiras personalizadas.
Entre os principais marcos da trajetória estão a autorização para operar com recursos do BNDES (2006), a conquista de mil clientes ativos (2015), o financiamento de mais de 10 mil ônibus (2017) e o reconhecimento pela atuação durante a pandemia (2020). Em 2024, o Banco Moneo atingiu a marca de R$ 1 bilhão em carteira de crédito.
De acordo com o diretor comercial do Banco Moneo, Eraldo Paim de Araujo, a perspectiva é de crescimento com foco em inovação financeira, digitalização e fortalecimento das parcerias com operadores de transporte.