Viagens para visitar familiares lideram as motivações nas férias de julho

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Danilo Vitorino (Gentilmente cedida ao PORTAL UNIBUS)

As férias de julho chegaram e, para muitas famílias brasileiras, esse é o momento ideal não só para descansar, mas para se reconectar com quem se ama. Segundo pesquisa realizada em março de 2025 pela FlixBus, empresa de tecnologia para transporte rodoviário, visitar amigos e familiares lidera as motivações de viagem no país, representando 60% das intenções de deslocamento. O número representa um aumento de 8% em relação ao mesmo dado de 2024 e reforça como o afeto segue movendo boa parte das decisões dos viajantes brasileiros.

Na sequência do ranking de motivos para viajar, aparecem as férias (58%), as escapadas de fim de semana (40%) e as viagens a trabalho (29%).

Para Edson Lopes, CEO da FlixBus, os números destacam o peso das conexões interpessoais nas escolhas de deslocamento. “O papel do ônibus é também emocional, já que a cultura brasileira, fortemente centrada na família, é refletida na forma como as pessoas escolhem viajar. O ônibus, nesse contexto, não é apenas uma alternativa de transporte – ele também representa um elo emocional entre os viajantes”, afirma.

Além do aspecto afetivo, o estudo aponta para fatores como economia, praticidade e capilaridade como elementos decisivos na escolha pelo transporte rodoviário.

Em trajetos populares, como São Paulo–Rio de Janeiro, a diferença de preço entre ônibus e avião pode ultrapassar os R\$ 1.000, considerando passagens para o fim de semana de 18 a 20 de julho, na categoria econômica. A FlixBus destaca que, para famílias ou grupos maiores, essa diferença de valor pode pesar significativamente no orçamento.

A localização dos terminais rodoviários, geralmente em regiões centrais e bem conectadas por transporte público, também favorece a escolha pelo ônibus. “Enquanto muitos aeroportos ficam distantes e exigem gastos extras com deslocamento, as rodoviárias costumam oferecer acesso mais rápido e econômico, reduzindo o tempo e o custo da viagem como um todo”, pontua Edson Lopes.

O executivo ressalta ainda que a malha rodoviária oferece maior diversidade de rotas e horários, chegando a localidades fora do alcance da aviação comercial. Presente atualmente em 14 estados e no Distrito Federal, a FlixBus aposta nessa capilaridade para ampliar o acesso e encurtar as distâncias.

“É um meio de transporte que encurta distâncias físicas e simbólicas. Ao torná-lo mais acessível, ampliamos as possibilidades de encontro”, conclui o CEO.

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