Do PORTAL UNIBUS
Foto: Jovani Cecchin (Via Ônibus & Transporte)
A Viação Águia Branca segue investindo na modernização de sua frota e acaba de receber, somente em 2025, dez novas unidades do Paradiso G8 1800 Double Decker, fabricado pela Marcopolo na planta de Ana Rech, em Caxias do Sul (RS). Os veículos reforçam a operação da empresa com alta tecnologia, conforto e segurança para o transporte rodoviário de passageiros.
Os novos ônibus são montados sobre o chassi Mercedes-Benz O-500 RSDD 2745/30 BlueTec 6, exclusivo para veículos 8×2 de 15 metros de comprimento. O conjunto mecânico é formado pelo motor MB OM 460 LA de 12,8 litros, que entrega 449 cv de potência e 2.200 Nm de torque, atendendo aos padrões de emissões do Proconve P-8/Euro 6.
Seis das novas unidades, numeradas entre 51330 e 51380, possuem configuração mista: piso superior com poltronas semileito e piso inferior com poltronas leito-cama. Já as outras quatro, de prefixos 51390 a 51420, contam com configuração leito total, voltadas ao público que busca ainda mais conforto nas viagens de longa distância.
Fotografado nas imediações da fábrica da Marcopolo por Jovani Cecchin, um dos modelos já ostenta o layout tradicional da Águia Branca e capacidade para 46 passageiros: 34 no andar superior e 12 no inferior. Todas as poltronas contam com itens como tomada USB individual, suporte para bolsas, descanso para pés e pernas, porta-copos, cintos de segurança e cortinas de privacidade.
Entre os diferenciais de comodidade, os ônibus estão equipados com ar-condicionado Valeo com saídas individuais, luzes de leitura, janelas panorâmicas com cortinas, banheiros no piso superior, bebedouro com água natural e gelada, lixeiras distribuídas pelos salões e tomadas elétricas de 110v nos porta-pacotes. O Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) garante acessibilidade para passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida.
No quesito segurança, os novos veículos trazem direção semiautônoma com sistema de frenagem de emergência, sensores laterais de ponto cego e o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que ajusta automaticamente a velocidade e distância em relação a outros veículos. Esses recursos são integrados ao sensor ADAS, posicionado na parte frontal do veículo e conectado a câmeras e sensores no para-brisa.
O reforço na frota da Águia Branca reafirma o compromisso da empresa com inovação, segurança e qualidade no transporte rodoviário interestadual, mantendo o foco na experiência dos passageiros e na eficiência operacional de seus serviços.