Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
A Mercedes-Benz do Brasil segue expandindo sua atuação na customização de caminhões e ônibus, um modelo de negócios que tem ganhado maior adesão no mercado nacional e internacional. A empresa anunciou a ampliação da área do Custom Tailored Center (CTC), localizado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), incluindo um espaço dedicado a veículos elétricos.
Desde sua criação, em 2015, o CTC já customizou mais de 15 mil caminhões. Com a ampliação, a unidade passa a ter capacidade para dobrar a produção, reduzindo o tempo de personalização e agilizando a entrega aos clientes.
“Vamos manter nossa equipe preparada para novas soluções customizadas, inclusive os elétricos, garantindo qualidade, segurança e bem-estar dos colaboradores”, afirmou Erica Daumichen, vice-presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil.
Atendimento ao mercado interno e externo
Entre agosto de 2015 e outubro de 2024, o CTC customizou mais de 15 mil caminhões, com uma média de 1.666 unidades por ano. Desse total, cerca de 11.500 veículos foram comercializados no Brasil, enquanto 3.500 unidades foram exportadas. Aproximadamente 50% das exportações tiveram como destino países da América Latina, enquanto o restante seguiu para outros continentes.
Com a nova estrutura, a Mercedes-Benz estima manter a produção voltada 80% para o mercado interno, 15% para a América Latina e 5% para exportação a outros países. Atualmente, 85% das customizações são feitas em caminhões e 15% em chassis de ônibus. Setores como mineração, construção, transporte de bebidas e madeireiro são os principais demandantes de veículos customizados. Já no segmento de ônibus, há maior procura por micros e articulados.
Modelo de negócios e inovação na customização
A estratégia da Mercedes-Benz envolve diferentes áreas, como Marketing, Engenharia, Produção, Logística, Compras e Vendas, garantindo sinergia entre os setores para atender às necessidades específicas dos clientes. A produção segue as boas práticas do CTC da Daimler Truck na França, fazendo com que a unidade brasileira também seja uma referência global para a companhia.
Com esse modelo, o cliente recebe o veículo customizado de fábrica, com suporte técnico especializado, garantia e financiamento, sem a necessidade de adaptações por terceiros. Além disso, algumas customizações passam a ser incorporadas à linha de produção, como ocorreu com o Pacote Robustez do modelo Atego, originalmente desenvolvido para aplicações severas fora de estrada e que se tornou uma opção oficial da marca.
“Seja qual for a solicitação do cliente, buscamos entender e atender da melhor forma possível. Com a customização, ouvimos as necessidades do mercado e entregamos o caminhão ou o chassi de ônibus adequado para cada operação”, destacou Fábio Dalla, gerente sênior de Fabricação de Protótipos da Mercedes-Benz do Brasil.
Com a expansão do CTC, a Mercedes-Benz reforça seu compromisso com a inovação e a personalização de veículos, acompanhando a evolução das demandas do setor de transporte no Brasil e no exterior.