Do PORTAL UNIBUS
Foto: Reprodução
A acessibilidade no transporte alternativo da Grande Natal tem sido um obstáculo para muitos passageiros, especialmente aqueles com mobilidade reduzida. Mesmo com exigências legais para a inclusão, a realidade enfrentada diariamente revela um cenário de dificuldades e restrições. E essa realidade foi exposta no Blog do Bispo, onde foram publicados relatos de um micro-ônibus, que opera a linha B1 (Parnamirim / Natal – Via Alecrim), onde é mostrada uma restrição no uso do elevador instalado para o acesso de quem tenha dificuldades de locomoção.
As imagens e o relato dos passageiros também chegaram à redação do PORTAL UNIBUS. De acordo com a apuração da nossa reportagem, trata-se do veículo com prefixo 1.E2.27.
O veículo, um micro-ônibus do modelo DW9 Mercedes-Benz, fabricado pela montadora gaúcha Volare, possui os equipamentos necessários para atender quem tenha dificuldades de locomoção – pela apuração da reportagem, o veículo foi fabricado em 2017 e, portanto, tem de possuir vários equipamentos que permitam a acessibilidade que quem tenha mobilidade reduzida, como o elevador de acesso ao veículo.

No micro-ônibus mostrado nas imagens, a roleta para controle do acesso dos passageiros foi instalada de forma a bloquear completamente o funcionamento do elevador, juntamente com o validador e os balaústres.
Situações como essa mostram que a acessibilidade, na prática, é comprometida por adaptações que desconsideram as necessidades dos usuários.
A legislação determina que o transporte público seja acessível a todos, mas a fiscalização sobre o cumprimento dessas normas tem se mostrado insuficiente. Muitos veículos adaptados operam sem condições adequadas, e modificações como a instalação de roletas comprometem ainda mais a inclusão.
Histórico
O veículo com a acessibilidade comprometida passou a integrar a frota de uma das principais linhas opcionais da Grande Natal em 2024. De origem paulista, o veículo fazia parte da CooperBrasil, na cidade de Guarulhos, em São Paulo, e seu primeiro registro em terras potiguares, segundo o site Ônibus Brasil, foi em 2023, quando ele passou a operar a linha Monte Alegre/Natal, sob o prefixo 1.E2.1.

Em 2024, no entanto, o veículo passou a utilizar o prefixo 1.E2.27 e foi inserido na frota da linha B1, substituindo outro micro-ônibus montado pela fabricante Volare – um modelo WL fabricado em 2014, repassado para a matrícula 1.E2.24.1 da linha C1 (Parnamirim/Natal – via Quarto Centenário). O antigo veículo tinha elevador na porta traseira, que, caso funcione, não têm qualquer impedimento de uso devido à roleta, nem problemas evidentes de acessibilidade.

O PORTAL UNIBUS aguarda o posicionamento do DER/RN, órgão gestor do transporte no Estado, sobre o caso.
Problemas recorrentes
A falta de itens obrigatórios em veículos do transporte opcional já foi retratada pelo PORTAL UNIBUS em outra reportagem recente. Na ocasião, mostramos a denúncia de passageiros que utilizavam um ônibus da linha PN (Parnamirim / Natal – Via Ponta Negra) referentes à falta de itens de segurança obrigatórios. Você pode relembrar a reportagem clicando AQUI.
Depois da denúncia enviada pela reportagem, o DER anunciou que iria enviar uma equipe para fiscalizar o veículo mostrado na reportagem. Já o permissionário responsável pelo ônibus denunciado providenciou o reparo do veículo, que passou a rodar normalmente com os itens de segurança exigidos pela legislação vigente.