Do PORTAL UNIBUS
Foto: Andreivny Ferreira (PORTAL UNIBUS)
Uma pesquisa nacional realizada pela Ticket e RB, plataforma especializada na gestão de vale-transporte, revelou que o ônibus é o meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros para ir ao trabalho. O levantamento, que ouviu cerca de quatro mil pessoas, apontou que 35% dos entrevistados utilizam ônibus diariamente. Em seguida, aparecem o carro particular (30%) e a motocicleta (11%). Outros modais citados foram trens e metrôs (8%), carros de aplicativo (4%), bicicletas (3%) e outros meios de transporte (9%).
A pesquisa também indicou diferenças nos meios de transporte escolhidos por homens e mulheres. Entre os homens, ônibus e carro particular aparecem empatados, ambos com 32% das menções, seguidos pela motocicleta (14%). Já entre as mulheres, o ônibus é a principal escolha (39%), seguido pelo carro particular (28%), com uma diferença de 11 pontos percentuais. Para o público feminino, trens e metrôs ocupam a terceira posição (10%).
Análise regional: Norte e Nordeste lideram no uso de ônibus
O levantamento também identificou variações regionais no uso do transporte. No Sul, o carro particular é o meio mais utilizado (36%), sendo também a região onde a bicicleta tem maior adesão (4,5%). Já no Centro-Oeste, Nordeste e Norte, o ônibus é o principal meio de deslocamento, sendo citado por 41%, 41% e 43% dos entrevistados, respectivamente.
Além disso, Norte e Nordeste são as regiões onde a motocicleta tem maior uso (19%), enquanto o carro particular registra os menores índices (21%). No Sudeste, há um empate entre ônibus e carro particular (31,5%), e é a região onde trens e metrôs são mais utilizados (13%).
“O transporte sobre trilhos tem papel essencial em grandes centros urbanos, especialmente no Sudeste, onde a alta demanda exige alternativas eficientes ao trânsito intenso. Isso reforça a importância do vale-transporte na mobilidade urbana e na produtividade das cidades”, afirma André Martins, Diretor da Unidade de Vale-Transporte da Ticket.
Vale-transporte é essencial para trabalhadores
O estudo mostrou que o transporte público segue como a principal alternativa para deslocamento ao trabalho em todas as regiões, evidenciando a importância do vale-transporte como benefício oferecido pelas empresas. Segundo os dados, 74% dos usuários do transporte público dependem desse recurso para se locomover diariamente.
Os entrevistados também apontaram os principais fatores que influenciam a escolha do meio de transporte:
- 27% utilizam o meio disponível;
- 23% escolhem a opção mais rápida;
- 23% optam pelo transporte mais econômico;
- 18% priorizam o conforto.
Sul tem os deslocamentos mais rápidos
A pesquisa ainda avaliou o tempo médio de deslocamento dos trabalhadores brasileiros. O período mais citado foi menos de 30 minutos (37%), seguido por 30 minutos a uma hora (34%). Outros 21% levam entre uma e duas horas, enquanto 8% gastam mais de duas horas no trajeto.
No Sul, os deslocamentos são mais rápidos, com 48% dos trabalhadores levando menos de 30 minutos para chegar ao trabalho. Já no Sudeste, há a maior quantidade de pessoas que gastam mais de uma hora no trajeto (33%), sendo 24% entre uma e duas horas e 9% acima de duas horas. O Nordeste lidera no tempo de deslocamento de 30 minutos a uma hora (42%).