Do PORTAL UNIBUS
Foto: Gabriel Jabur (Agência Brasília)
Os emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 81,3 mil unidades nos primeiros onze dias úteis de 2025, registrando um crescimento de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram licenciados 78 mil veículos. Os dados são preliminares do Renavam e foram obtidos pela Agência AutoData.
A média diária de emplacamentos foi de 7,4 mil unidades, um volume superior às 7 mil unidades registradas no início de janeiro de 2024. No entanto, o ritmo ainda está abaixo do registrado em dezembro, quando a primeira quinzena teve 12,2 mil unidades por dia útil.
Menor demanda no varejo
A desaceleração no início do ano é considerada natural por especialistas do setor automotivo, já que o período coincide com férias escolares e outros compromissos financeiros das famílias, como IPVA, IPTU e gastos com material escolar, fatores que reduzem o movimento no varejo.
Mesmo assim, segundo relatório da Bright Consulting, o varejo teve aumento na participação de mercado neste começo de 2025. As vendas diretas, que representaram 46,2% do volume em dezembro e 40% em janeiro de 2024, caíram para 35,8% na primeira quinzena deste ano, indicando uma redução na demanda das locadoras, que haviam acelerado as compras no final do ano passado.
Perspectivas para o fechamento do mês
Caso o ritmo da primeira quinzena se mantenha nos onze dias úteis restantes, o total de emplacamentos em janeiro pode chegar a 162,6 mil unidades, superando as 161,6 mil registradas no mesmo mês de 2024. No entanto, a tendência do mercado aponta que a segunda metade de janeiro costuma ter um desempenho superior, o que pode impulsionar ainda mais o crescimento.
Veículos mais vendidos
No ranking dos modelos mais emplacados na primeira quinzena do ano, a Fiat Strada manteve a liderança do mercado, com 4,3 mil licenciamentos. Na vice-liderança ficou o Chevrolet Tracker, com 3,1 mil unidades, seguido pelo Chevrolet Onix, que registrou 2,5 mil emplacamentos.