Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Caio Induscar)
A produção de carrocerias de ônibus no Brasil atingiu 2.086 unidades em novembro de 2024, uma redução de 11,05% em relação ao mês anterior, que contabilizou 2.346 unidades. Apesar disso, o desempenho anual segue positivo, já que o número representa um aumento de 35,82% na comparação com as 1.536 unidades produzidas em novembro de 2023, conforme dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
No acumulado de janeiro a novembro de 2024, foram fabricados 21.572 veículos, uma alta de 19,35% frente ao mesmo período de 2023, que registrou 18.075 unidades. Com a previsão de 2.000 ônibus adicionais em dezembro, a produção total do ano pode alcançar 23 mil veículos, alinhando-se às projeções feitas pela Fabus.
O segmento de modelos urbanos liderou a produção no período, com 8.891 veículos fabricados, representando 41,22% do total. No entanto, houve uma queda de 8,5% em comparação com as 9.717 unidades registradas no ano passado. Em contrapartida, o segmento de rodoviários apresentou crescimento significativo, com 6.483 veículos fabricados até novembro, um aumento de 28,76% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram produzidos 5.035 veículos. Os micro-ônibus se destacaram com o maior avanço proporcional, somando 6.073 unidades fabricadas, um salto de 88,14% em comparação às 3.228 unidades produzidas no ano anterior. Já os modelos intermunicipais, com 125 unidades produzidas, também registraram aumento em relação às 95 unidades de 2023.
As principais fabricantes mantiveram desempenhos sólidos no mercado interno. A Caio Induscar e a Marcopolo praticamente empataram na liderança, com 6.981 e 6.951 veículos fabricados, respectivamente. Outras empresas como Mascarello, Neobus, Comil, Carbuss (Busscar) e Irizar também contribuíram para o bom desempenho geral da produção nacional.
O mercado interno absorveu 18.949 veículos fabricados no período, um crescimento de 21,05% em relação ao mesmo período de 2023, que teve 15.654 unidades destinadas ao consumo interno. No mercado externo, foram exportadas 2.623 unidades, um aumento de 8,5% em comparação aos 2.421 veículos enviados ao exterior no ano anterior. As exportações foram lideradas pela Marcopolo, que embarcou 1.152 veículos, seguida pela Irizar, Comil e Mascarello, que também se destacaram no cenário internacional.
Com os resultados acumulados até novembro, a indústria de ônibus brasileira demonstra resiliência, impulsionada por um aumento na demanda por veículos rodoviários e micro-ônibus, além de um mercado de exportações aquecido. A expectativa para 2024 é de continuidade na expansão, com foco no fortalecimento do mercado interno e na ampliação das vendas para o exterior.