Do PORTAL UNIBUS
Foto: Marcelo Regua (Governo do RJ)
O Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou nesta segunda-feira (16) o projeto-piloto RJ Mobilidade Sustentável, que introduz ônibus movidos a gás natural e biometano como parte de uma estratégia para reduzir emissões de gases de efeito estufa na mobilidade urbana. A iniciativa, liderada pelas secretarias de Transporte e de Energia e Economia do Mar, em parceria com o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ), destaca o papel do estado na transição energética do país.
Duas linhas com características operacionais distintas foram selecionadas para testar os veículos. A linha Rio de Janeiro x Barra Mansa será operada pela viação Cidade do Aço, enquanto a rota Duque de Caxias x Barra da Tijuca ficará a cargo da Transportes Santo Antônio.
O governador Cláudio Castro destacou a importância do projeto:
“Queremos transformar o Estado do Rio de Janeiro em um hub de tecnologia sustentável, liderando soluções inovadoras na transição energética. É o Rio de Janeiro pavimentando um futuro mais verde e com potencial econômico a ser explorado.”
Veículos e tecnologia empregada
Os ônibus utilizados no projeto são os modelos Scania K 280 e Scania K 340, equipados com tecnologia híbrida a gás. Eles oferecem redução de até 20% nas emissões de CO2 em comparação aos veículos a diesel convencionais, além de diminuir entre 85% e 90% as emissões de material particulado e óxidos de nitrogênio, associados a doenças cardiovasculares.
Segundo o secretário de Transporte, Washington Reis, a iniciativa reforça o compromisso com o transporte sustentável:
“Estamos avançando na transição energética, trazendo soluções inovadoras para a mobilidade urbana. A meta é que, no futuro, toda a frota intermunicipal opere com energia limpa.”
Corredores Sustentáveis
O programa Corredores Sustentáveis, lançado em 2023, complementa o projeto-piloto ao oferecer infraestrutura para veículos pesados movidos a gás. Atualmente, 14 postos adaptados estão instalados em rodovias estratégicas, como a Presidente Dutra, Washington Luís e Rio-Magé. A expansão do programa prevê cobertura para Minas Gerais e Espírito Santo.
A troca do diesel por gás nos veículos pesados pode evitar a emissão de até 52 toneladas de CO2 por mil veículos, o equivalente à preservação de cerca de 200 árvores.
Produção e potencial do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é líder nacional na produção de gás natural, responsável por 73% da produção brasileira, além de ocupar a segunda posição em biometano, com uma capacidade anual de 80 milhões de m³.
O secretário de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho, ressaltou o impacto da iniciativa:
“O projeto une tecnologia e sustentabilidade, promovendo desenvolvimento, geração de renda e um futuro mais limpo e inovador para todos.”
Adaptação de frotas e benefícios do GNV
Com cerca de 1,7 milhão de veículos adaptados e mais de 700 postos, o Rio de Janeiro também lidera no uso de gás natural veicular (GNV). Em termos de custo, o GNV é mais vantajoso que combustíveis tradicionais, permitindo maior economia e redução de emissões.
Katia Repsold, country manager da Naturgy no Brasil, destacou o apoio da empresa ao programa:
“Os Corredores Sustentáveis são uma solução importante, tanto economicamente quanto ambientalmente. Esperamos que cada vez mais veículos sejam adaptados, consolidando o Rio como referência na transição energética.”
O projeto-piloto RJ Mobilidade Sustentável marca um passo significativo na modernização do transporte público no estado, aliando inovação tecnológica à preservação ambiental.