Do PORTAL UNIBUS
Foto: Tânia Rêgo (Agencia Brasil)
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira (17) o início de um programa para monitorar a climatização nos ônibus da cidade. Sensores instalados nos veículos de transporte coletivo, operados por empresas privadas sob concessão municipal, vão verificar a eficiência do sistema de ar-condicionado.
Atualmente, 68 ônibus já estão equipados com os sensores, e a meta é alcançar 150 veículos até o final deste ano. Todos os equipamentos necessários já foram adquiridos pela prefeitura. No próximo dia 27, será realizada uma licitação para contratar a instalação dos dispositivos, com o objetivo de monitorar toda a frota até março de 2025.
Fiscalização do ar-condicionado
A iniciativa busca assegurar o cumprimento da obrigatoriedade de ar-condicionado nos ônibus, um serviço subsidiado pelo município. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), será considerado em funcionamento adequado o sistema de climatização que reduza a temperatura interna do veículo em pelo menos 8°C em relação à temperatura externa.
Durante o lançamento da medida, o prefeito Eduardo Paes reforçou que empresas que não cumprirem as normas poderão perder o subsídio municipal. “Vamos cortar os repasses das empresas que não oferecerem ar-condicionado funcionando de forma adequada”, afirmou.
Planos para lidar com calor extremo
O anúncio ocorre em um momento de altas temperaturas na capital fluminense, que levaram a prefeitura a revisar os protocolos de prevenção aos efeitos do calor extremo para o verão de 2025.
Foi criada uma escala de classificação de riscos climáticos, variando de 1 a 5, que pode incluir medidas como a suspensão de grandes eventos, incluindo shows e competições esportivas. Até o momento, os níveis 1, 2 e 3 já foram registrados na cidade.
A combinação das ações reflete a preocupação da gestão municipal com o impacto do calor intenso na mobilidade e na qualidade de vida dos cariocas, especialmente nos meses mais quentes do ano.