Consulta Pública é realizada sobre licitação do BRT Metropolitano no Pará

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Mácio Ferreira (Agência Belém / Prefeitura de Belém)

A Agência de Controle e Regulação dos Serviços Públicos de Transporte do Pará (Artran) lançou uma Consulta Pública relacionada à fase de licitação do sistema BRT Metropolitano. A população poderá participar até o dia 25 de novembro, enviando sugestões e comentários por meio de um formulário disponível no site oficial da Artran (artran.pa.gov.br).

O governo do Pará assegurou a aquisição de 265 ônibus que irão operar no sistema BRT Metropolitano, sendo 40 veículos elétricos e 225 movidos a Diesel Euro 6, uma tecnologia que reduz significativamente as emissões de poluentes em comparação com os ônibus atualmente em circulação na Região Metropolitana de Belém. O investimento foi financiado pelo Programa Pró-Transporte FGTS, com recursos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. A entrega dos primeiros ônibus está prevista para começar em dezembro.

Consulta Pública
A Artran destacou que esta fase da Consulta Pública, embora não seja legalmente obrigatória, foi aberta para garantir maior participação popular no processo de licitação que selecionará a empresa responsável pela operação do sistema BRT Metropolitano. A iniciativa visa tornar o processo mais transparente e promover a interação da sociedade.

Segundo Cláudio Conde, diretor de Regulação e Planejamento da Artran, é fundamental que a população participe ativamente desta etapa. “Essa Consulta Pública antecede a licitação e tem o objetivo de informar a população sobre as condições de operação e as regras do sistema integrado. A participação popular é importante, pois ela será a maior beneficiada no futuro. Através do formulário, é possível enviar perguntas, sugestões ou comentários,” afirmou Conde.

Todas as propostas enviadas pelo formulário serão respondidas pela Artran ao término do período de submissão, que encerra no dia 25 de novembro.

O sistema BRT Metropolitano
O BRT Metropolitano integrará terminais de Belém com os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Santa Isabel. O sistema contará com 31 linhas alimentadoras que conectarão as linhas principais que interligarão as cidades da Região Metropolitana. Com um único bilhete, os passageiros poderão se deslocar dentro de seus municípios, acessar os pontos de ônibus, estações ou terminais de integração e seguir até Belém.

As contribuições à Consulta Pública 003/2024 podem ser enviadas no portal da Artran, acessando o banner disponível na página principal ou no menu de Transparência Pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo