Do PORTAL UNIBUS
Foto: Matheus Felipe
Diversos municípios brasileiros anunciaram a gratuidade no transporte coletivo para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que farão as provas nos dias 3 e 10 de novembro. Em pelo menos 17 capitais, o benefício será válido para modais específicos, como ônibus, metrô, trens e até bicicletas compartilhadas. Entre as cidades que oferecerão o passe livre está Natal (RN).
Além da gratuidade, em diversas cidades, medidas adicionais foram adotadas, como o reforço nas linhas de transporte, ampliação dos horários de funcionamento e redução dos intervalos entre viagens para facilitar o deslocamento dos estudantes até os locais de prova.
Natal oferece transporte gratuito aos inscritos no Enem
Em Natal, os estudantes inscritos no Enem 2024 terão acesso ao transporte público gratuito nos dias de prova, conforme decreto publicado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos). A gratuidade será válida durante as 24 horas dos dias 3 e 10 de novembro, exclusivamente para o transporte por ônibus.
Para utilizar o benefício, os estudantes devem apresentar ao motorista a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) ou o cartão de inscrição no Enem emitido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), além de um documento oficial com foto. O sistema de bilhetagem eletrônica registrará esses passageiros como “Gratuito sem Cartão”.
Segundo a Prefeitura de Natal, os custos operacionais serão calculados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e ressarcidos pelo município às empresas de ônibus por meio de recursos do Orçamento Municipal.
Capitais com transporte gratuito para o Enem
Durante o mês de outubro, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) fez um apelo aos governos estaduais e às prefeituras das capitais brasileiras para garantir a gratuidade no transporte público aos candidatos. Segundo a entidade, dificuldades financeiras para pagar a passagem são uma das principais causas de ausência nas provas, com 48% dos inscritos faltando por esse motivo.
De acordo com um levantamento da Ubes e da Agência Brasil, 17 capitais brasileiras garantirão algum tipo de transporte gratuito para os candidatos do Enem, sendo elas:
- Aracaju
- Belém e região metropolitana
- Belo Horizonte (bicicletas compartilhadas)
- Boa Vista (sob solicitação)
- Campo Grande
- Florianópolis (com reembolso)
- Fortaleza
- João Pessoa
- Maceió
- Natal
- Porto Alegre (cartão TRI para estudantes)
- Porto Velho (para estudantes da rede pública)
- Rio Branco
- Salvador (metrô gratuito pelo governo estadual)
- São Luís
- São Paulo
- Teresina
O Enem em números
Mais de 4,3 milhões de candidatos estão inscritos no Enem 2024, que ocorrerá em 1.753 municípios, em cerca de 10 mil locais de prova e 140 mil salas. Os candidatos devem consultar seus locais de prova na Página do Participante no site do Inep.
Nos dois domingos de prova, os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília).