Empresa de ônibus é multada em Belém por descumprimento de gratuidade no dia das eleições

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Jonatan Oliveira (Ônibus Brasil)

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) anunciou que uma empresa de transporte público da capital será multada por não cumprir o decreto municipal que garantiu gratuidade no transporte coletivo no último domingo, 6 de outubro, durante o primeiro turno das eleições. A medida visava facilitar o acesso dos eleitores às urnas.

De acordo com a Semob, a empresa Belém Rio não disponibilizou a quantidade de veículos exigida para o dia, similar à frota utilizada em dias úteis, o que gerou dificuldades para os eleitores. Em resposta ao descumprimento, a superintendência formalizou uma denúncia junto à Polícia Federal e ao Ministério Público do Pará, que irão investigar a irregularidade. A empresa será autuada após a apuração.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), por sua vez, informou, em nota, que desconhece a punição. O sindicato afirmou que todas as empresas associadas cumpriram a determinação de disponibilizar suas frotas para o transporte gratuito no dia das eleições.

Fiscalização
A gratuidade nos ônibus foi garantida das 4h da manhã até as 23h59 do domingo, com as catracas dos veículos bloqueadas e sem a presença de cobradores. Para assegurar o cumprimento do decreto, a Semob realizou uma operação especial de fiscalização nos terminais de ônibus municipais e do sistema BRT, monitorando a circulação durante todo o dia.

Raimundo Rodrigues Neto, coordenador de Vistoria e Fiscalização da Semob, afirmou que, apesar do descumprimento por parte de uma empresa, a maioria das operadoras seguiu a medida. “Visitamos todos os terminais de linhas municipais e constatamos que uma empresa não colocou a frota exigida pelo decreto, por isso foi notificada. No entanto, a maioria das linhas funcionou normalmente, incluindo o BRT”, declarou o coordenador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo