Do PORTAL UNIBUS
Foto: Andreivny Ferreira (PORTAL UNIBUS)
Os municípios de Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte, oferecerão transporte público gratuito no dia das eleições, 6 de outubro, para facilitar o deslocamento dos eleitores. A medida visa garantir a participação democrática de todos os cidadãos nos pleitos eleitorais, com a gratuidade válida durante as 24 horas do primeiro turno, e também no segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro, caso seja necessário.
Em Natal, a gratuidade foi oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (2). O decreto não especifica regras para que o cidadão tenha acesso ao benefício, como a exigência de apresentação de documentos, mas destaca que a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) poderá emitir normas complementares para o cumprimento da medida. O decreto ainda proíbe que as concessionárias e permissionárias de transporte alterem horários, itinerários ou a quantidade de veículos durante os dias de votação.
Já em Mossoró, a medida atende a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinaram a gratuidade do transporte nos dias de eleições. A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem) autorizou a concessionária Cidade do Sol a realizar uma operação especial no domingo (6). As linhas Sumaré, Nova Vida, Vingt Rosado e Odete Rosado estarão em operação, incluindo rotas via IFRN, Ufersa e Uern, nos dois sentidos.
Em Mossoró, o embarque será realizado exclusivamente pela porta dianteira dos ônibus, permitindo o controle do número de passageiros transportados. O objetivo é obter dados para planejar futuras operações de transporte gratuito. O quadro completo de horários das linhas pode ser consultado no Instagram oficial da Cidade do Sol (@cidadedosoloficial).