Do PORTAL UNIBUS
Foto: Gabriel Leal (@br_bus_photo / Instagram)
A Expresso Gardênia, operadora tradicional de transporte rodoviário estadual e interestadual, formalizou nesta sexta-feira (20) um pedido à Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) para vender suas linhas de ônibus intermunicipais. A medida visa garantir a continuidade de suas operações em meio ao processo de recuperação judicial, buscando evitar a falência.
A Seinfra confirmou o recebimento do pedido, mas informou que a análise da proposta dependerá da apresentação de documentos complementares, que ainda estão pendentes. Somente após a entrega de toda a documentação exigida, será possível avaliar a viabilidade da venda de acordo com as normas do Estado de Minas Gerais.
A venda das linhas intermunicipais foi autorizada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) no dia 6 de setembro. A decisão, proferida pela juíza substituta Cláudia Helena Batista, da 2ª Vara Empresarial de Belo Horizonte, é parte das medidas para ajudar a empresa a superar sua crise financeira.
Em recuperação judicial desde 2020, a situação da Expresso Gardênia se agravou em abril de 2024, quando a Seinfra determinou a paralisação de algumas linhas por irregularidades no serviço. A venda das rotas é vista como uma tentativa de reverter o cenário e evitar a falência.