Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Iveco Group)
Com uma expectativa de recuperação nos mercados latino-americanos para 2025, o Iveco Group já projeta um aumento significativo nos gastos com a aquisição de componentes e suprimentos para suas fábricas na região. A empresa, que possui operações em Sete Lagoas (MG), no Brasil, e em Córdoba, na Argentina, planeja elevar suas compras entre 10% e 15% no próximo ano, em relação ao orçamento de R$ 6 bilhões destinado a 2024.
De acordo com George Ferreira, diretor de compras da Iveco, o objetivo do investimento é aumentar o conteúdo local nos veículos fabricados na América Latina. “Atualmente, 70% dos nossos fornecedores são regionais, e 25% das nossas compras vêm de empresas localizadas em Minas Gerais”, afirmou Ferreira.
Nos últimos anos, a Iveco buscou a nacionalização de fornecedores, especialmente para componentes de acabamento interno e externo e para motores. O executivo destacou que a meta para o próximo ano é aumentar em 5% o conteúdo regional, com foco em componentes de motor e acabamentos.
Produção de veículos elétricos no Brasil
Como parte dessa estratégia de aumento do conteúdo local, a Iveco avalia a possibilidade de nacionalizar componentes de motores elétricos, dependendo do desempenho de vendas do e-Daily, sua linha de caminhões elétricos. “Se a demanda justificar, podemos iniciar a produção local do e-Daily. A nacionalização reduz os custos logísticos e contribui para diminuir a pegada de carbono”, explicou Ferreira.
A Iveco também planeja expandir sua linha de produtos sustentáveis na América Latina, com opções movidas a gás, biometano e eletricidade, tanto no Brasil quanto na Argentina. “Agora vamos introduzir o Tector com uma versão a gás, além do e-Daily, que por enquanto está sendo importado, mas que tem potencial para ser produzido localmente”, acrescentou.
Contratações e ajustes na produção
Para acompanhar o aumento da demanda no Brasil, a Iveco pretende contratar 145 novos funcionários para sua fábrica em Sete Lagoas entre setembro e novembro deste ano. Segundo Ferreira, não será necessário abrir um novo turno de trabalho, mas sim ajustar a produção para atender ao crescimento no mercado latino-americano.
A empresa projeta alcançar até 10% de participação no mercado brasileiro de caminhões, após ter registrado uma fatia de 9,7% no ano passado, impulsionada pelo sucesso do modelo extrapesado S-Way. A produção atual de 20 caminhões S-Way por dia deve ser aumentada ainda este ano.
Além disso, a Iveco adiou as férias coletivas de sua fábrica em Córdoba, que estavam programadas para dezembro. As paradas serão realizadas no final de janeiro ou início de fevereiro, para atender à demanda crescente no mercado argentino.
Em 2023, somando as operações no Brasil e na Argentina, a Iveco produziu 16 mil veículos e 50 mil motores, empregando cerca de 3,5 mil funcionários na região.