Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (ZF América do Sul)
A ZF Aftermarket anunciou recentemente a disponibilização de dois novos jogos de reparo para compressores de ar Wabco, destinados a veículos da Volkswagen. Os novos produtos são específicos para caminhões e ônibus da fabricante alemã.
Os jogos de reparo são os seguintes:
- Jogo de Reparo 912 516 922 2: Compatível com os modelos Meteor 28.460, 28.480, 29.520, 29.530 e Constellation 25.460, 25.480 (6×2), 33.460 e 33.480 (6×4).
- Jogo de Reparo 912 116 924 2: Aplicável aos modelos Constellation 14.210 (4×2), 17.210 (4×2), 18.210 (4×2), 18.260 (4×2), 18.320 (4×2), 26.260 (6×2), 26.320 (6×2), 30.320 (8×2), 27.260 (6×4), 31.320 (6×4) e Volksbus 15.210 R (Rural), 15.210 S (Urbano), 17.230 S (Urbano), 17.260 S (Urbano), 18.320 SL (Urbano), 15.210 S (Rodoviário), 17.230 S (Rodoviário), 17.260 S (Rodoviário) e 18.320 SH (Rodoviário).
Lançamento de novo disco de embreagem
Em um esforço para fortalecer sua produção local e atender às demandas do mercado brasileiro e global, a ZF anunciou a produção nacional de sua nova geração de discos de embreagem TD200, iniciada no segundo semestre deste ano. Esses componentes atenderão inicialmente o mercado de reposição e, até o final de 2024, estarão disponíveis para as principais montadoras de veículos comerciais do Brasil e do exterior. O novo disco destaca-se pela inovação tecnológica, maior capacidade de eliminação de vibrações e compromisso com a sustentabilidade.
Os discos de embreagem TD200 são projetados para ônibus e caminhões médios, oferecendo alto desempenho em condições severas. Disponíveis em diâmetros que variam de 330 mm a 395 mm, esses discos substituem os modelos TD188 e TD212, que continuam disponíveis na linha de produtos remanufaturados.
Características e benefícios
Os discos de embreagem TD200 oferecem notável capacidade de atenuação das vibrações torcionais dos motores, um avanço importante considerando a evolução dos motores desde a legislação Euro 1 até a Euro 6. A ZF integrou tecnologias para controlar essas irregularidades no movimento de rotação, proporcionando maior durabilidade e eficiência das transmissões.
A baixa inércia dos novos discos resulta em maior conforto para o motorista e menor desgaste da transmissão durante as trocas de marcha. O design leve e a possibilidade de remanufatura reforçam o compromisso da ZF com a redução de impactos ambientais.
Silvio Furtado, Vice-Presidente das Divisões de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul, destaca a importância do desenvolvimento desses componentes na unidade de São Bernardo do Campo, SP. “Com os novos discos de embreagem TD200, conseguimos unir excelente custo-benefício, alto desempenho e baixa inércia, após muitas simulações digitais, testes de bancada e de campo”, afirma Furtado.
Os discos de embreagem TD200 são adequados para caminhões e ônibus com motores Euro 6 e são compatíveis tanto com transmissões automatizadas quanto manuais, oferecendo um design inovador que é leve, compacto e robusto.