Do PORTAL UNIBUS
Foto: Marcelo S. Camargo (Governo de São Paulo)
O projeto “Abrigo Amigo”, uma parceria entre o Governo de São Paulo e a empresa de mídia digital Eletromidia, registrou 1.587 chamadas solicitando companhia durante o seu primeiro ano de operação. Somente em 2024, foram contabilizados 939 acionamentos. A iniciativa visa oferecer apoio a mulheres e outras potenciais vítimas de violência em pontos de ônibus na capital paulista.
Os dados mostram que a demanda pelo serviço aumenta até 78% aos domingos, em comparação com os demais dias da semana. O período com maior incidência de chamados ocorre entre 20h e 0h, horário em que muitas pessoas estão começando ou encerrando seus turnos de trabalho.
“O Abrigo Amigo é uma tecnologia que atua de forma humanizada, se tornando um aliado no enfrentamento da violência contra a mulher. É uma solução criativa que permite que as mulheres, sozinhas nos pontos de ônibus, tenham companhia e mais segurança. Ele se junta a outras políticas públicas do movimento São Paulo por Todas, oferecendo uma rede de proteção, acolhimento e emancipação financeira para mulheres que sofrem violência no estado de São Paulo”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Neste Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, o Governo de São Paulo reforça suas ações em prol da proteção do público feminino.
O projeto “Abrigo Amigo” é focado na região central da cidade, com pontos mapeados em áreas consideradas mais sensíveis durante o período noturno, especialmente para mulheres. O serviço está disponível em locais como a Rua da Consolação e as avenidas Rangel Pestana e Nove de Julho.
Os usuários do serviço podem solicitar ajuda por meio de um painel digital instalado nos pontos de ônibus. Para acionar o atendimento, basta pressionar um botão na tela digital, que inicia uma videochamada com uma atendente do programa.
Em casos de emergência, a atendente pode acionar a polícia ou o socorro médico. Os pontos de ônibus que contam com o “Abrigo Amigo” estão equipados com câmeras noturnas, microfones, sensores de presença e conexão à internet. A atendente consegue visualizar o ponto de ônibus onde a passageira está, assim como a movimentação ao redor, permitindo uma conversa mais segura e assistida.