Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)
A Marcopolo anunciou o lançamento do ônibus Viaggio 1050, parte da nova Geração 8, no mercado brasileiro. Com 50 unidades já vendidas, o modelo amplia a linha de ônibus rodoviários da marca, que já inclui os modelos Paradiso 1050, Paradiso 1200, Paradiso 1350, Paradiso 1600 LD e Paradiso 1800 DD.
Desde o lançamento da Geração 8, mais de quatro mil unidades foram comercializadas, incluindo 2.150 do modelo Double Decker, sendo 850 destinadas ao mercado internacional. O sucesso desses veículos está relacionado à renovação das frotas pelas empresas rodoviárias, que buscam aprimorar o conforto e a segurança dos passageiros.
O Viaggio G8 1050 traz inovações e tecnologias semelhantes às dos modelos Paradiso, oferecendo uma opção sofisticada, econômica e eficiente para operações de fretamento e turismo. Com um design moderno e aerodinâmico, o modelo reduz o consumo de combustível e emissões, além de proporcionar maior conforto termoacústico, robustez, segurança e baixa manutenção.
O modelo utiliza componentes sustentáveis e de fácil manutenção, como grade dianteira na cor prata, tampa frontal em DCPD (material compósito), defletores e portinholas em alumínio, além de painel dianteiro interno revestido com vinil para maior resistência e acabamento.
Externamente, o Viaggio G8 1050 segue o design característico da Geração 8, com tiara em ABS, conjunto ótico dianteiro com lâmpadas e faróis de neblina redondos, além de um novo para-brisa mais amplo e espelhos retrovisores exclusivos. A traseira mantém as características da linha, com lanternas de maior luminosidade, novo vigia traseiro e luzes delimitadoras.
No interior, o modelo apresenta um painel mais baixo, que melhora a visibilidade do motorista, e um novo cluster de instrumentos que facilita o acesso aos comandos. O painel também possui um sistema de desembaçamento com velocidade de ar 33% superior.
O Viaggio G8 1050 conta ainda com um sistema multiplex 4.3″, que permite operação via touchscreen e teclas físicas, além de um sistema de diagnóstico de falhas via Bluetooth para agilizar a manutenção. As teclas do painel são emborrachadas para maior durabilidade e possuem brilho noturno para melhor visualização.
O modelo também oferece uma parede de separação total revestida em vinil, portas com dobradiças ou, opcionalmente, portas de correr, e um sistema de acionamento do tipo trole, que aumenta a durabilidade.
O salão de passageiros foi aprimorado com um novo sistema de refrigeração 11% mais eficiente, que atinge a temperatura ideal de forma mais rápida e homogênea. O novo porta-pacotes possui um sistema de fixação que minimiza vibrações e ruídos internos, enquanto o porta-focos foi redesenhado com controle de volume integrado. A iluminação interna é mais forte e uniforme, sem comprometer o conforto visual, e o projeto oferece um ambiente funcional e aconchegante, com luzes de leitura em LED e saídas de ventilação individuais.
Segurança e manutenção facilitada
O Viaggio G8 1050 adota o conceito de anéis passantes de segurança em todas as colunas, conferindo maior resistência a impactos e capotamentos, em conformidade com o conceito estrutural R66.02 VCA. Além disso, oferece como opcional o sistema de segurança passiva FIA, que protege a cabine do motorista com uma estrutura de coluna “B” tripla, proporcionando uma deformação 78% inferior ao exigido pelas normas brasileiras.
Em testes de impacto frontal a 40 km/h, supervisionados por uma empresa de auditoria externa, o sistema foi capaz de absorver a energia com deformação controlada, aumentando a proteção do condutor.
A engenharia da Marcopolo também otimizou as centrais elétricas do veículo, localizadas no bagageiro e na parte dianteira do porta-pacote, facilitando o acesso aos equipamentos e agilizando a manutenção.