Volvo lança novos modelos de ônibus elétricos e inovações em segurança na Lat.Bus 2024

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)

A Volvo está ampliando seu portfólio de veículos elétricos para o transporte de passageiros no Brasil, com o lançamento de novas plataformas e inovações tecnológicas durante a Lat.Bus 2024.

Entre os destaques, estão os chassis BZR e BZRT, que representam o avanço da marca na eletromobilidade e em soluções sustentáveis de transporte.

O PORTAL UNIBUS traz, nessa reportagem, as principais novidades que a Volvo apresenta no principal evento do transporte de passageiros no Brasil. Confira abaixo:

Chassi BZR
O chassi elétrico Volvo BZR 4×2, apresentado pela primeira vez ao mercado brasileiro, é uma solução versátil que pode ser utilizada em aplicações urbanas, de fretamento e até rodoviárias de curta distância. Com capacidade para até 90 passageiros e projetado para carrocerias de até 13,5 metros, o BZR será produzido na fábrica de Curitiba (PR) a partir de 2025.

Volvo lança novos modelos de ônibus elétricos e inovações em segurança na Lat.Bus 2024
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)

Equipado com motores de 200 kW e torque de 425 Nm, além de um câmbio I-Shift de duas velocidades, o BZR possui baterias de íon-lítio que garantem um alcance de até 300 quilômetros. A leveza do chassi, que é o mais leve do setor, proporciona uma redução de até 25% no desgaste dos pneus, resultando em maior economia para os operadores.

Outra novidade é a possibilidade de configurar o chassi com piso alto, onde todos os componentes, incluindo as baterias, ficam abaixo do assoalho, otimizando o espaço para os passageiros. Há também a versão BZRLE, com entrada baixa, facilitando o acesso dos passageiros.

BZRT: O maior veículo elétrico do mundo
A Volvo também apresentou o BZRT, seu novo chassi elétrico de alta capacidade, projetado para operações em sistemas de Bus Rapid Transit (BRT). Com versões articuladas e biarticuladas, o BZRT pode acomodar carrocerias de até 28 metros e transportar até 250 passageiros, tornando-se o maior veículo elétrico do mundo.

Volvo lança novos modelos de ônibus elétricos e inovações em segurança na Lat.Bus 2024
Foto: Rodolfo Buhrer (La Imagem / Volvo)

O BZRT, equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, possui autonomia de até 250 quilômetros e pode ser recarregado em até quatro horas, dependendo do tipo de estação de carregamento. O veículo também traz inovações tecnológicas para o posto de trabalho do motorista, como um painel de instrumentos digital com mais de 90 funções, que pode ser customizado de acordo com as preferências do condutor.

Inovações em segurança
Reforçando seu compromisso com a segurança, a Volvo está introduzindo no Brasil as mais recentes tecnologias do Sistema de Segurança Ativa (SSA) para ônibus. O pacote inclui dispositivos como o Alerta de Ponto Cego Frontal, que detecta pedestres e objetos à frente do veículo, e o Assistente de Sinalização de Trânsito, que reconhece sinais de trânsito e alerta o motorista sobre mudanças nos limites de velocidade.

Volvo lança novos modelos de ônibus elétricos e inovações em segurança na Lat.Bus 2024
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)

Outras inovações incluem o Detector de Fadiga, que monitora a posição do veículo na faixa e alerta o motorista em caso de distração, e o Alerta de Ponto Cego Lateral, que identifica ciclistas e motociclistas nas laterais do ônibus. O sistema de Monitoramento de Pressão de Pneus também foi aprimorado, alertando o condutor sobre níveis inadequados de pressão, o que melhora a dirigibilidade e a eficiência energética do veículo.

Sustentabilidade e expansão
Esses lançamentos fazem parte da estratégia global da Volvo de reduzir as emissões de CO2 em seus veículos em 50% até 2030 e eliminá-las completamente até 2040. Com mais de 6.000 ônibus elétricos e híbridos já em operação no mundo, a Volvo continua a expandir sua presença no mercado de eletromobilidade, oferecendo soluções de transporte que combinam alta tecnologia, sustentabilidade e segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.