Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
A Mercedes-Benz, uma das principais fabricantes de ônibus do Brasil, mantém uma visão positiva para o mercado de ônibus, impulsionada pela recuperação nos segmentos de rodoviário e fretamento. No entanto, a empresa revisou suas projeções de crescimento para o setor, reduzindo as estimativas de 23,2% para 5% neste ano devido ao atraso nas entregas de veículos do programa Caminho da Escola.
Entre janeiro e junho deste ano, o mercado de ônibus, incluindo micro-ônibus, escolar, fretamento, urbano e rodoviário, registrou 8.837 veículos emplacados, uma queda de 21% em comparação aos 11.199 veículos vendidos no mesmo período do ano anterior. Walter Barbosa, vice-presidente de vendas e marketing de peças e serviços de ônibus da Mercedes-Benz, atribuiu essa retração à morosidade na entrega de veículos do Caminho da Escola.
Segundo Barbosa, excluindo os ônibus escolares, o mercado está apenas 2% abaixo do ano passado. Com a correção nos números de escolares, a previsão é atingir cerca de 21 mil veículos emplacados até o final do ano, uma redução em relação à estimativa anterior de 25 mil ônibus comercializados. No ano passado, o setor fechou com 20.294 veículos vendidos.
Desafios e expectativas
Barbosa destacou que até o momento foram emplacados 1.000 ônibus escolares, um número inferior ao esperado. No segmento de veículos médios de 15 toneladas, as vendas caíram 81%, e no segmento de micro-ônibus a retração foi de 60% no primeiro semestre em comparação ao mesmo período do ano anterior. “Este número vai crescer nos próximos meses, haverá um bom volume de modelos escolares no total de vendas, mas não atingirá os 8.000 veículos previstos para este ano. E ainda há eleições municipais, que proíbem a entrega de ônibus escolares a partir de julho. Então, a estimativa é de que teremos no máximo 3.000 ônibus escolares vendidos até o fim do ano”, disse o executivo, em entrevista à Revista Technibus.
Os dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) mostram que até 11 de julho de 2024 foram entregues 1.075 ônibus escolares, totalizando R$ 71.053.341,10 pagos a 124 municípios.
Barbosa observou que este ano será desafiador para as montadoras que venceram a licitação do FNDE, pois precisam produzir os ônibus escolares, mas só poderão receber os pagamentos após as eleições. “As empresas têm os pedidos para produzir, mas não têm a liberação dos recursos e o novo prefeito eleito pode não dar continuidade ao pedido”.
Efeitos positivos e Lat.Bus 2024
Apesar dos desafios, a Mercedes-Benz espera um ano positivo devido ao desempenho dos segmentos de rodoviário, fretamento, urbano e micro-ônibus. Dos 8.837 ônibus emplacados até junho, 4.078 são da Mercedes-Benz, representando uma queda de 27,45% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas garantindo quase 50% de participação no mercado total.
No segmento de fretamento, a Mercedes-Benz registrou 1.137 veículos emplacados no primeiro semestre, um crescimento de 78,5% em relação ao ano passado, alcançando 42,3% de participação de mercado.
Barbosa também destacou a importância da Lat.Bus 2024, maior feira de exposições de ônibus da América Latina, onde serão apresentadas novas tecnologias voltadas para a emissão zero ou redução de emissões, como gás híbrido, hidrogênio e elétrico. “É a oportunidade para a empresa expor suas contribuições em produtos e serviços”, concluiu Barbosa.