Do PORTAL UNIBUS
Foto: Bianca Nunes (Trensurb / Flickr)
A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) anunciou seu plano de recuperação das áreas e estruturas da empresa danificadas pelas enchentes de maio. A operação do metrô sofreu inúmeros prejuízos em sistemas elétricos e eletrônicos, via permanente, edificações e equipamentos, resultando em uma operação emergencial restrita entre as estações Canoas e Novo Hamburgo.
O principal objetivo do plano é restabelecer a circulação dos trens entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos até 20 de setembro. Em seguida, a previsão é expandir o serviço até a Estação Mercado, no centro de Porto Alegre, até 24 de dezembro, ainda com restrições de velocidade e intervalos entre viagens, mas com todas as garantias de segurança.
Com base em levantamentos do corpo técnico da empresa desde o início das enchentes, foram identificados 55 projetos necessários para a recuperação completa da Trensurb e a retomada plena das operações. O investimento estimado para esses projetos é de R$ 273 milhões, abrangendo a recuperação de sistemas de energia, sinalização, bilhetagem, via permanente, edificações e equipamentos.
Um dos principais projetos é a recuperação da via permanente, que inclui a substituição do lastro de pedra britada, afetado e contaminado pelas enchentes. Esse trabalho, que compromete a estabilidade da via, também exige a troca de dormentes danificados pelo evento climático ou pelo desgaste natural, acelerado pelas enchentes. A recuperação abrange aproximadamente 22 quilômetros de trilhos, com a substituição de até 16,7 mil dormentes.
Prazos e execução
Muitos dos projetos de recuperação são de longo prazo, e a ampliação da circulação dos trens depende do ritmo de execução desses projetos. Baseado na capacidade de execução, foram estabelecidas metas para a ampliação dos trechos em operação. A previsão é que três cabines de proteção do sistema de abastecimento de energia, em Porto Alegre e Canoas, sejam recuperadas até 20 de setembro, permitindo a circulação dos trens até a estação Farrapos.
Tarifas integradas e recuperação do sistema de bilhetagem
A partir de hoje (13), as viagens entre o eixo norte da região metropolitana e Porto Alegre ficarão mais baratas. A direção da Trensurb aprovou a cobrança de tarifa integrada aos ônibus que fazem o percurso da Estação Mathias Velho ao centro da capital.
Com a recuperação do sistema de bilhetagem eletrônica do metrô, a Trensurb voltará a cobrar sua tarifa normal de R$ 4,50 a partir de 13 de julho nas 14 estações em operação. Esse valor permitirá aos usuários utilizar os ônibus para chegar ao centro de Porto Alegre, junto à estação Mercado, sem pagamento adicional, pois a empresa metroviária assumirá o custo desse trajeto.