Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)
A Marcopolo realizou o primeiro crash test traseiro em um ônibus 100% elétrico no Brasil para garantir altos níveis de segurança passiva no modelo Attivi Integral. O teste demonstrou que a estrutura do ônibus oferece resistência a impactos superior ao exigido pelas normas, sem danos às baterias e sem risco para os ocupantes.
Os ônibus elétricos, utilizados principalmente em trânsito urbano, têm suas baterias instaladas na parte traseira. Devido à maior incidência de colisões traseiras no trânsito urbano, a engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna que absorve a energia do impacto, garantindo a integridade das baterias.
“Decidimos realizar o primeiro crash test traseiro em um ônibus elétrico por diversos motivos. Queríamos oferecer os mais elevados padrões de segurança no Attivi Integral, tanto para os passageiros quanto para os operadores, dado que há uma maior incidência de colisões traseiras no trânsito urbano”, explica Luciano Resner, Diretor de Engenharia da Marcopolo.
“O teste demonstrou a total segurança do Attivi, sem danos ao conjunto de baterias, que permaneceu intacto. Esse resultado é importante porque garante o bem-estar dos ocupantes e a preservação do ativo do operador”, acrescenta Resner.
A engenharia da Marcopolo desenvolveu, através de simulação computacional, uma estrutura traseira do Attivi Integral resistente a impactos, de forma que sua deformação não afete o conjunto de baterias.