Do PORTAL UNIBUS
Foto: Alex Rocha (Prefeitura de Porto Alegre)
A linha de ônibus A05 em Porto Alegre (RS) passará a operar emergencialmente, ligando o bairro Anchieta e a Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa) à estação terminal Aeroporto da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb). O serviço será retomado a partir desta segunda-feira (17), visando facilitar o deslocamento dos moradores de áreas afetadas pela cheia do Rio Guaíba, ocorrida em maio. A linha alimentadora Terminal Trensurb Indústrias voltará a operar em sua sede original após a normalização da situação de calamidade pública.
Os ônibus dessa linha farão viagens com intervalos de 20 minutos, das 6h às 20h. O transporte integrado será gratuito se o embarque em outra linha do sistema de transporte público ocorrer em até 30 minutos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) de Porto Alegre, as linhas transversais T5 e T11 também ampliarão o atendimento aos usuários a partir de amanhã, atendendo até a rótula da Avenida das Indústrias com a Severo Dullius. O terminal dessas linhas será na estação Aeroporto do Trensurb, localizada na Avenida dos Estados.
A SMMU alerta que a circulação de veículos de ajuda humanitária nos corredores e faixas exclusivas de ônibus pode afetar a regularidade da operação. Por isso, recomenda-se que os passageiros consultem o aplicativo Cittamobi, disponível para smartphones nos sistemas iOS e Android, para informações atualizadas sobre linhas, rotas alteradas e localização dos ônibus em tempo real, já que 100% da frota está equipada com GPS.
Retorno das atividades
O transporte público em Porto Alegre já atingiu 94% da oferta de viagens em comparação ao período anterior à enchente recorde. A prefeitura informa que a demanda de passageiros chegou a 88% do volume de usuários transportados antes do evento climático.
Outras linhas de ônibus que voltaram a operar no sábado (15) foram as T3, T8 e T12, com funcionamento no terminal original na Avenida Polônia, na rua Voluntários da Pátria, no bairro São Geraldo.
“Ampliamos o transporte público a cada dia, na medida em que as vias vão sendo liberadas”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, em nota.