Do PORTAL UNIBUS
Foto: Ana Benet (Pexels)
Em maio, as vendas de veículos na Argentina somaram 34,6 mil unidades, representando uma queda de 13,8% em comparação com o mesmo mês do ano passado, mas um aumento de 5,1% em relação a abril. Os dados foram divulgados pela Acara, associação que representa o setor de distribuição automotiva no país.
O crescimento mensal foi impulsionado por descontos e promoções oferecidos por algumas marcas, embora tenha sido limitado por problemas de estoque. De acordo com o Motor 1 Argentina, as chuvas que afetaram o estado do Rio Grande do Sul causaram gargalos no abastecimento da rede local, devido às paralisações na produção de algumas fábricas no Brasil e na Argentina.
Apesar desses obstáculos, a participação de veículos brasileiros nas vendas totais na Argentina aumentou para 29%, em comparação com 28% em maio do ano passado. Em contrapartida, a participação de veículos argentinos caiu de 64% para 62%.
No acumulado até maio, houve uma queda de 22,1% em comparação com os primeiros cinco meses de 2023, totalizando 152,3 mil unidades vendidas de janeiro a maio.
A Toyota liderou o mercado, com 31,3 mil unidades vendidas. Em segundo lugar ficou a Volkswagen, com 21,1 mil unidades, seguida pela Fiat, com 19,3 mil unidades.
No ranking de modelos até maio, o Fiat Cronos manteve a liderança com 13,8 mil unidades vendidas. Em segundo lugar ficou o Peugeot 208, com 12,4 mil unidades, e em terceiro, a Toyota Hilux, com 9,6 mil unidades, todos produzidos na Argentina.