Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Scania)
A Scania, presente no Brasil desde 1957, atingiu o marco histórico de 500 mil caminhões fabricados no país. A fábrica da montadora sueca, localizada em São Bernardo do Campo (SP) desde 1962, possui uma capacidade anual de produção de 30 mil veículos e emprega quase 6 mil colaboradores.
“Nos últimos 20 anos, dobramos nosso tamanho, demonstrando a importância do mercado brasileiro para a Scania”, afirmou Christopher Podgorski, presidente e CEO da Operação Industrial da Scania para América Latina. “Fomos bem-sucedidos devido à qualidade de nossa oferta, responsabilidade nos negócios e relações de confiança com colaboradores, clientes, fornecedores e a sociedade. O marco de 500 mil caminhões reflete a dedicação de muitas pessoas.”
Em 2018, a Scania implementou a Nova Geração de Caminhões em sua linha de produção em São Bernardo do Campo, alinhando-se ao sistema global de produção da empresa. Atualmente, a fábrica exporta para 30 mercados, com destaque para México, Chile, Argentina e África do Sul.
Avanços em sustentabilidade e tecnologia
Nos últimos anos, a Scania tem investido em tecnologias para descarbonizar o setor de transporte e logística, incluindo soluções com gás e biometano. Em 2023, a empresa inaugurou uma fábrica de trem de força totalmente renovada. “Oferecemos soluções completas em logística sustentável, guiados por tendências da indústria e necessidades dos clientes”, disse Podgorski.
O ciclo de investimentos iniciado em 2021, e que se concluirá em 2024, incluiu iniciativas de sustentabilidade para uso eficiente dos recursos naturais. A Scania é a primeira fabricante de veículos pesados a ser signatária do Science Based Targets, alcançando uma redução global de 42% nas emissões de gases de efeito estufa. Entre as ações implementadas está uma Estação de Tratamento de Efluentes nas instalações industriais.
Fabricação e exportação
O Brasil abriga a primeira planta da Scania fora da Europa, funcionando como um hub industrial de exportação. A fábrica em São Bernardo do Campo, com 214 mil metros quadrados, realiza processos de solda, pintura, montagem de cabinas, usinagem e montagem de motores, eixos e caixas de câmbio, além da montagem de caminhões e chassis de ônibus.
Albano Figueiredo, um dos mais antigos colaboradores da Scania, com 51 anos de casa, destaca a evolução da fábrica. “Levamos 39 anos para alcançar os primeiros 100 mil caminhões, 11 anos para os 200 mil, 6 anos para os 300 mil e 400 mil, e apenas 5 anos para atingir o marco de 500 mil.”
Liderança de mercado em 2024
A Scania alcançou o marco de 500 mil caminhões produzidos enquanto lidera o mercado de veículos pesados em 2024. A fabricante sueca ficou em primeiro lugar nos meses de fevereiro, março e abril, e no acumulado do primeiro quadrimestre do ano. No ranking da Fenabrave, a Scania é a única marca com quatro modelos entre os 10 caminhões mais emplacados.
“Este é um ano especial para a Scania no Brasil, com o marco de 500 mil caminhões e a liderança nos pesados. Nossas soluções de produtos, serviços e alternativas financeiras estão oferecendo máxima rentabilidade e disponibilidade aos clientes”, afirmou Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “O 450 Plus é nosso campeão de vendas, com a linha Super e os modelos fora de estrada também ganhando destaque. Além disso, nossa linha de semipesados está em constante crescimento, agora com a opção de motor Euro 6 de 7 litros e a caixa G25, do Super.”