Porto Alegre inicia limpeza e reestruturação de terminais de ônibus após enchentes

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Julio Ferreira (Prefeitura de Porto Alegre)

Após vistoria nas estruturas de transporte público da área central de Porto Alegre para avaliar o impacto das enchentes, a cidade iniciou a operação de limpeza e reestruturação. O processo começou pelo Terminal Rui Barbosa, no Centro Popular de Compras (CPC). Outros terminais, como o Parobé, junto ao Mercado Público, e o Uruguai, além de abrigos e corredores de ônibus nas áreas afetadas, também serão higienizados.

“Com a retomada da operação após a liberação de trechos que estavam alagados, queremos garantir que a população de Porto Alegre possa se deslocar com segurança e colaborar na reconstrução da cidade. A circulação do transporte público ainda enfrenta dificuldades, com algumas áreas inacessíveis e muitos veículos de ajuda humanitária nas vias. Por isso, é essencial consultar os alertas e a localização dos ônibus em tempo real pelo aplicativo Cittamobi para planejar os deslocamentos”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Ferramentas para informações atualizadas
A Secretaria de Mobilidade Urbana reforça que o aplicativo Cittamobi, disponível para smartphones iOS e Android, é o canal mais atualizado para informações sobre o transporte público. O app fornece avisos sobre alterações de itinerários, áreas bloqueadas devido ao alagamento e horários de chegada dos ônibus. Usuários também podem esclarecer dúvidas pelo app 156+POA, telefone 156 e 118 do Atendimento ao Cidadão. Informações em tempo real, incluindo mapas dos desvios, estão disponíveis no perfil @EPTC_POA na rede X (antigo Twitter) e no Threads.

Até o momento, mais de 900 alertas foram enviados aos usuários do aplicativo Cittamobi sobre as linhas com desvios, totalizando 5,6 milhões de visualizações e 260 mil interações. O aplicativo Cartão Tri também pode ser utilizado para acessar essas informações via função GPS. Para verificar os horários de chegada dos ônibus, os usuários podem clicar na tela do mapa, selecionar o ponto de parada desejado ou digitar o nome da linha e verificar se há um sinal de alerta sobre as alterações de rota. O app mostrará os próximos ônibus a passar no local, o destino da linha e a previsão do horário de chegada. O aplicativo também oferece as melhores rotas, que podem ser personalizadas com filtros de acordo com a preferência do usuário.

Esta operação visa restaurar a normalidade no transporte público de Porto Alegre e facilitar os deslocamentos da população após as enchentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo