Do PORTAL UNIBUS
Foto: Eduardo Contin (Secco Comunicação)
Com a entrega de todas as linhas intermunicipais operadas pela empresa Astrotur, ocorrida no último dia 18, a Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI) anunciou o início de um processo de chamamento público para selecionar novas empresas interessadas em assumir os contratos de permissão. Este processo seguirá todos os trâmites e prazos legais estabelecidos.
As empresas interessadas devem atender aos requisitos básicos de participação na iniciativa pública. A EPTI garante que todas as etapas do processo serão conduzidas com transparência para assegurar a continuidade do serviço de transporte público nas regiões do Agreste Meridional, Mata Sul e Sertão do Moxotó.
No dia 18, a empresa de ônibus Astrotur encerrou todas as linhas operadas pela filial em Garanhuns e outras regiões do estado. A informação foi divulgada através de uma nota publicada nas redes sociais da empresa.
É cogitado que o aumento da concorrência com veículos de transporte alternativo e o crescente uso de carros particulares para viagens através de aplicativos tornaram as linhas financeiramente inviáveis, levando ao encerramento das atividades da Astrotur na região.
Com o fechamento, municípios como Arcoverde, Bom Conselho, Calçado, Correntes, Jurema e Poção ficaram sem atendimento de transporte público. Cidades que eram atendidas pelas rotas, como Pedra, Venturosa, Caetés e Capoeiras, também foram afetadas. Por exemplo, a linha Arcoverde-Garanhuns atendia várias dessas localidades.