Vereadores de Belo Horizonte aprovam projeto que divulga canal para reclamações de usuários de ônibus

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divino Advincula (Prefeitura de Belo Horizonte / Flickr)

A Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) lançou um número de WhatsApp destinado a permitir que os usuários do transporte coletivo relatem falhas no sistema, atrasos, superlotação e outras questões, visando melhorar os serviços prestados. Muitos usuários desconhecem esse número, ressaltando a importância de promover sua divulgação nos ônibus. A Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana deu aval a essa iniciativa, permitindo que o número seja afixado nos veículos de transporte público.

O Projeto de Lei 676/2023, proposto por Wanderley Porto (PRD), Fernando Luiz (Republicanos), Marcos Crispim (DC) e Rubão (Pode), busca tornar obrigatória a fixação do número de WhatsApp da Sumob nos ônibus. No entanto, um substitutivo proposto por Bruno Miranda (PDT) autoriza a afixação do número em vez de torná-la obrigatória. O substitutivo também permite a inclusão de um código QR fornecido pela Sumob. O número será exclusivamente para receber reclamações e sugestões relacionadas aos serviços de transporte.

Além disso, a comissão aprovou uma proposição que garante assentos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e outras necessidades especiais em todos os ônibus do transporte público municipal. O PL 607/2023, de autoria de Reinaldo Gomes Preto Sacolão (DC), visa destinar assentos preferenciais nos ônibus para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e outras categorias. A comissão aprovou um substitutivo que mantém o objetivo principal do projeto e estabelece campanhas educacionais sobre o uso respeitoso dos assentos preferenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo