Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Eletra Bus)
A Eletra, fabricante de eletrificação de ônibus do ABC Paulista, e a Marcopolo, encarroçadora de Caxias do Sul (RS) conhecida por seu modelo de ônibus elétrico integral Attivi, firmaram um convênio com a Universidade de Campinas (Unicamp) para o projeto “Gestão Energética de Ônibus Elétricos em Ambiente Conectado”. O convênio tem duração de 36 meses, com assinatura formalizada em 15 de maio de 2024. O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (20) e envolve um investimento de quase R$ 3 milhões.
Além da Eletra e Marcopolo, o projeto conta com a participação da empresa de tecnologia Fenice Technology Ltda, de Sorocaba (SP), fundada em 17 de julho de 2023 por Felipe de Siqueira, conforme registros da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
Financiamento e objetivos
Os recursos que financiarão o projeto, calculados em R$ 2.947.09,05, são provenientes da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), uma entidade de direito privado que desde 1975 apoia a gestão de recursos de projetos de interesse público ou coletivo, especialmente vinculados à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O objetivo do projeto é estudar os benefícios da eletrificação de frotas de ônibus, ampliar pesquisas e potencialmente trazer inovações ao setor.
Desafios e contexto atual
A eletrificação de frotas de ônibus está ganhando cada vez mais atenção e investimentos, mas ainda enfrenta desafios significativos em termos de infraestrutura e tecnologia. Em São Paulo, por exemplo, a cidade captou R$ 5,95 bilhões para a aquisição de ônibus elétricos. No entanto, da meta de 2.600 ônibus elétricos até o final de 2024, apenas 171 foram adquiridos, representando 6,57% do objetivo. A falta de acordo sobre a infraestrutura nas garagens e redes de distribuição tem sido um obstáculo significativo.
Em nível nacional, a primeira etapa da modalidade Renovação de Frota vai liberar R$ 10,6 bilhões para 61 cidades em sete estados, visando a compra de 5.331 novos ônibus. Desses, 2.549 serão elétricos e 2.782 a diesel com o padrão Euro 6, que emite 75% menos poluentes. Também haverá recursos para 39 veículos sobre trilhos, destacando a importância da sustentabilidade e modernização no transporte público brasileiro.