Do PORTAL UNIBUS
Foto: Beth Santos (Prefeitura do Rio de Janeiro)
Desde o início de 2021, a Prefeitura do Rio de Janeiro vem empenhando esforços na revitalização do sistema BRT, trazendo boas notícias para os moradores da cidade. A compra de uma nova frota de ônibus articulados e a reforma de todas as estações, além da reabertura das que estavam fechadas, têm proporcionado mais conforto aos usuários e redução dos intervalos das viagens. Na Transolímpica, por exemplo, o número de passageiros aumentou mais de 150% nos últimos três anos, passando de 19 mil por dia em março de 2021 para 49 mil em março de 2024.
Com 23 quilômetros de extensão, a Transolímpica conecta Deodoro ao Recreio dos Bandeirantes. Esse corredor foi o primeiro do sistema BRT a operar com os novos ônibus amarelinhos. Com mais veículos articulados em circulação, os intervalos das linhas nos horários de pico reduziram em até 63%.
Os novos ônibus estão equipados com tecnologia moderna, incluindo sistemas de telemetria para análise de desempenho. Eles oferecem recursos de interação com os usuários, como microfone ambiente, painel de mensagens sobre as próximas estações e alto-falantes, além de câmeras de segurança, portas reforçadas, aviso sonoro de fechamento das portas, sistema de bloqueio de porta, cabine segregada para o motorista, painel de temperatura, área reservada para pessoas com deficiência e tomadas USB, entre outros.
Com o objetivo de resgatar a eficiência do sistema de transporte público e oferecer um serviço de qualidade aos cidadãos, a Prefeitura decidiu assumir a operação do BRT, que anteriormente estava sob responsabilidade da iniciativa privada. A intervenção no sistema ocorreu em março de 2021, seguida pela caducidade do contrato de concessão em fevereiro de 2022, devido ao descumprimento das obrigações contratuais pelos concessionários.
Sob a gestão municipal, todas as estações foram reformadas e reabertas, e uma nova frota de ônibus foi adquirida. Desde então, a média diária de passageiros transportados aumentou significativamente, passando de 150 mil para cerca de 420 mil, entre pagantes e beneficiários de gratuidades.
A reconstrução do transporte público carioca também envolve a implantação gradual do Jaé, novo sistema de bilhetagem digital, nos modais de transporte coletivo regulados pelo município. Além disso, um acordo judicial entre a Prefeitura, o Ministério Público Estadual e os consórcios operadores de ônibus permitiu a retomada de mais de 160 serviços de ônibus na cidade.