ANFAVEA registra produção de ônibus no Brasil em alta no mês de Abril

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Thiago Martins (PORTAL UNIBUS)

O setor brasileiro de ônibus registrou um novo aumento na produção em abril, com um volume de 2.808 veículos fabricados, representando um crescimento significativo de 72,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram produzidas 1.628 unidades. Além disso, esse número também representa um aumento de 6,9% em comparação com março de 2024, quando foram fabricados 2.626 modelos, de acordo com dados divulgados pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

No acumulado de janeiro a abril deste ano, o setor registrou um aumento expressivo de 64,8% na produção de ônibus, com 9.298 unidades fabricadas, em comparação com as 5.643 unidades produzidas no primeiro quadrimestre de 2023.

Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea, atribui esse crescimento a fatores como as eleições municipais, que levam os municípios a antecipar compras e renovar frotas, e ao programa Caminho da Escola, que movimentou a entrega de ônibus escolares no final do primeiro trimestre deste ano, impulsionando a produção. “De maneira geral, temos um mês bastante positivo e seguimos com otimismo moderado, com viés de alta e retornando à normalidade para o segmento de ônibus”, comentou Freitas.

Do total de ônibus produzidos no primeiro quadrimestre de 2024, 7.842 foram do segmento urbano, representando um aumento de 58,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto os rodoviários totalizaram 1.456 veículos, registrando um aumento de 110,7% em comparação com janeiro a abril de 2023.

Em relação às exportações, o segmento de ônibus também apresentou um bom desempenho, com 448 veículos exportados em abril, um aumento de 34,1% em relação ao mesmo mês de 2023, e 0,9% superior a março deste ano. No acumulado de janeiro a abril de 2024, foram exportados 1.322 chassis de ônibus, representando um aumento de 15,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

No que diz respeito às vendas, o mercado brasileiro também demonstrou sinais de recuperação em abril, com um crescimento de 23,2% em relação ao mesmo mês de 2023 e 7,6% em comparação com março deste ano. No entanto, no acumulado do ano, as vendas registraram uma retração de 23,5% em relação ao primeiro quadrimestre de 2023.

Apesar disso, Freitas expressou otimismo em relação aos próximos meses e destacou que a Mercedes-Benz liderou as vendas no primeiro quadrimestre de 2024, seguida pela Volkswagen Caminhões e Ônibus e pela Agrale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo