Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Prefeitura de Teresina)
Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), anunciou que não haverá aumento na tarifa de ônibus na capital. Ele afirmou que pretende manter essa posição até o final de sua gestão.
“Somente depois que eu morrer e estiver enterrado por muito tempo. Eu não aceito aumento da tarifa de ônibus aqui na capital do Estado do Piauí. No passado, a cada três meses, havia um aumento confuso. Começamos com R$ 4 e, durante minha administração, não haverá aumento, a menos que diminua”, declarou.
A recente decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, de reonerar pelo menos 17 setores da economia, levou o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) a anunciar que o custo da passagem do transporte público poderá aumentar em 10%.
Desde 2013, a desoneração da folha do setor de transporte público por ônibus urbano vinha sendo aplicada, substituindo a contribuição previdenciária patronal por uma alíquota sobre o faturamento bruto das operadoras. Isso resultava em uma redução nos custos totais do serviço, já que a mão de obra é o principal item de despesa na operação.
O transporte coletivo voltou a ser tema de discussão nesta semana, quando motoristas e cobradores aprovaram em assembleia um “estado de greve”, reivindicando reajuste salarial.