Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Caio Induscar)
A Caio apresentou os primeiros ônibus elétricos escolares do país, batizados de eMillennium, 100% fabricados no Brasil, com tecnologia de tração elétrica e eletrificação Eletra, além de motor e baterias da Weg. Esse marco representa um avanço significativo para a eletromobilidade no Brasil.
Os dois modelos, um com chassi Mercedes-Benz e outro com chassi Volkswagen, foram revelados ao público pela primeira vez durante o evento C-Move, realizado em Brasília, DF, nos dias 19 e 20 de março de 2024, atraindo a atenção de autoridades, empresários e especialistas em transporte com matriz energética sustentável que participaram do evento.
Além de serem modernos e contarem com alta tecnologia sustentável, os novos modelos têm como objetivo proporcionar conforto e viagens mais silenciosas aos passageiros, mantendo o compromisso fundamental de transportar alunos com qualidade e segurança.
“O projeto é uma grande oportunidade para que o país tenha ônibus escolares urbanos sustentáveis, proporcionando um transporte mais eficiente e menos poluente, atendendo às novas tendências da mobilidade urbana”, disse José Gildo Vendramini, gerente nacional de vendas da Caio e um dos líderes do projeto.
Ficha técnica
O modelo eMillennium de 9.690 cm, com chassi VW 17230 full air, tem capacidade para 39 passageiros sentados, motorista, uma vaga para cadeirante e uma para acompanhante. Ele oferece autonomia de até 140 km, aproveitando também a recarga regenerativa durante a frenagem.
Já o eMillennium, montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721, possui comprimento de 11.380 cm e capacidade para até 51 passageiros sentados, além do motorista, uma vaga para cadeirante e outra para acompanhante. Esse modelo possui autonomia de 110 a 120 km e pode ser recarregado em movimento.
Ambos os modelos oferecem ar condicionado, poltronas estofadas com porta-cadernos na parte traseira, guarda-mochila em aço e vedação especial contra poeira para garantir o conforto dos alunos. Além disso, são totalmente acessíveis, com um elevador semi-automático para facilitar o transporte de alunos com deficiência.
Outros recursos visam garantir maior segurança, como sensor de ré no para-choque traseiro, quebra-sol do motorista tipo Sanefa, desembaçador do para-brisa com ar quente e frio, além de câmeras externas na grade dianteira, na tampa traseira e sobre a porta.
Os ônibus também são equipados com tecnologia de ponta, incluindo um teclado multiplex que facilita o controle de vários recursos do veículo pelo motorista, tomadas USB nas laterais e preparação completa para wi-fi, com roteador.