Do PORTAL UNIBUS
Foto: Rodrigo Clemente (Prefeitura de Belo Horizonte / Flickr)
Nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de Belo Horizonte realizou uma operação de fiscalização na garagem da Milênio Transportes, localizada em Ribeirão das Neves, como parte da política de Tolerância Zero contra irregularidades no transporte público da capital. Agentes da Sumob, BHTrans e Polícia Militar vistoriaram 13 ônibus, resultando em 12 autuações. Dois veículos tiveram a Autorização de Tráfego (AT) retida devido a problemas no freio de porta e na luz do elevador. Entre as autuações, destacam-se o vazamento de ar, problemas nas portas e a falta do Jornal do ônibus. Os ônibus fiscalizados operam em linhas alimentadoras e do MOVE que servem as estações Venda Nova e Pampulha.
Nos dois primeiros meses desde a implementação da política de Tolerância Zero, a Prefeitura realizou 34 ações de fiscalização em portas de garagens, vistoriando 226 ônibus. Essas ações resultaram em 411 autuações, com 76 autorizações de tráfego (AT) recolhidas e 11 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG.
Considerando todas as operações do Tolerância Zero durante esses dois meses – incluindo portas de garagens, estações e vias públicas – a Prefeitura realizou 1.037 ações de fiscalização, vistoriando 6.446 ônibus. Os resultados incluem 7.271 autuações, 257 autorizações de tráfego (AT) recolhidas e 13 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG.
O coordenador da operação da Sumob, Jairo Marcelino, destacou que as fiscalizações nas portas das garagens têm gerado impacto positivo e que o trabalho continuará em outras garagens das concessionárias de transporte coletivo da cidade. Marcelino enfatizou que o apoio da população, por meio de reclamações, tem sido fundamental para orientar as ações de fiscalização. Ele ressaltou que já se observam melhorias, como a redução de casos de problemas nos pneus dos veículos. No entanto, a fiscalização persistirá em todas as áreas onde forem identificados problemas pelos usuários do transporte coletivo.
A política de Tolerância Zero foi anunciada pelo prefeito Fuad Noman em 25 de janeiro, como parte de um conjunto de medidas para melhorar o atendimento ao cidadão e punir a má qualidade na prestação do serviço. As fiscalizações abrangem os ônibus que recebem mais reclamações da população por meio do canal de WhatsApp, do PBH App e do portal de serviços da Prefeitura. As ações são realizadas por agentes da Sumob, BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar nas portas das garagens, estações e ao longo dos itinerários das linhas. Além disso, o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) monitora o transporte coletivo por meio do SITBUS, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que acompanha cada viagem.
Além das autuações e recolhimento de autorizações de tráfego e veículos, as empresas concessionárias não recebem a remuneração complementar quando não cumprem as determinações da Lei 11.458/2023 em relação à pontualidade e qualidade dos veículos.