FENABRAVE aponta que vendas de ônibus diminuem no bimestre

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Caio Induscar)

As vendas de ônibus registraram uma queda de 26,4% no bimestre, conforme dados recentes. Durante os dois primeiros meses deste ano, o setor conseguiu emplacar 3.269 unidades, em comparação com as 4.441 vendidas no mesmo período do ano anterior. No entanto, seguindo a tendência observada no segmento de caminhões, o mês de fevereiro deste ano apresentou uma melhora em relação a janeiro, com um aumento de 11,45%.

Em números mais precisos, segundo dados fornecidos pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os fabricantes conseguiram vender 1.723 ônibus no último mês, enquanto em janeiro o número foi de 1.546 veículos de passageiros.

Comparando fevereiro deste ano com o mesmo mês do ano anterior, ou seja, 2023, constata-se um desempenho superior naquele período, quando a indústria comercializou 2.288 ônibus. Como resultado, em fevereiro deste ano, as vendas sofreram uma retração de 24,7% em relação ao ano anterior.

De acordo com a Fenabrave, o setor está sendo impulsionado principalmente por licitações governamentais. Apesar da queda inicial observada nos índices comparativos com fevereiro do ano anterior e com o bimestre anterior, espera-se um bom desempenho ao longo deste ano.

A grande discrepância percentual, em comparação com os primeiros dois meses de 2023, pode ser atribuída à base de comparação relativamente baixa. “O segmento de ônibus deve ser impulsionado, entre outras razões, pelo Programa Caminho da Escola, que teve uma grande licitação publicada em 2023, com parte das entregas previstas para este ano”, observa Andreta Jr., representante do setor.

Nesse contexto, através do Programa Caminho da Escola, a indústria conseguiu vender 13 mil ônibus, com as entregas programadas para ocorrer entre este ano e 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo