Do PORTAL UNIBUS
Foto: Clóvis Miranda e Elton Viana (SEMCOM / Prefeitura de Manaus)
Na manhã de ontem, 10, o prefeito de Manaus, David Almeida, realizou a entrega de 50 novos ônibus equipados com ar-condicionado e câmeras de segurança, renovando a frota do serviço de transporte coletivo da cidade. Esses veículos se somam aos 367 já entregues desde o início da atual gestão municipal. A cerimônia de apresentação dos novos veículos foi realizada no complexo viário Prefeito José Fernandes.
Desde janeiro de 2021 até o final do ano passado, a Prefeitura de Manaus já havia entregue 317 ônibus novos.
O prefeito David Almeida anunciou planos ambiciosos para o restante do ano, revelando a intenção de entregar mais 75 ônibus novos, incluindo unidades elétricas. Ele enfatizou: “A previsão é que sejam entregues, este ano, 125 novos carros. Menos esses 50 aí, vocês façam as contas. Nós vamos entregar, ainda este ano, 12 carros elétricos. Inclusive, já tem dois a caminho da nossa cidade”. Além disso, destacou a iniciativa de reformar 34 terminais de ônibus nos bairros, dependendo do aporte de recursos provenientes de um empréstimo em análise na Câmara.
Atualmente, a capital do Amazonas conta com aproximadamente 800 ônibus em operação contínua, sendo que 50% deles já são veículos equipados com ar-condicionado, a maioria entregue durante a atual administração. No início do mandato, apenas 18 ônibus possuíam esse conforto.
O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, destacou o compromisso da administração em buscar mais conforto e comodidade para a população: “Tudo o que o prefeito David Almeida tem feito, a administração dele, é para as pessoas. Então, a busca é para que as pessoas tenham mais conforto, mais comodidade e que possam se deslocar na cidade de Manaus de forma mais rápida”, disse.
Além de beneficiar a população em geral, a renovação da frota de ônibus promove uma melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores, oferecendo melhores condições de trabalho aos motoristas. Os novos veículos não apenas contam com ar-condicionado, mas também apresentam tecnologia menos poluente, entradas USB para carregamento de dispositivos eletrônicos e câmeras de monitoramento.
Com a adição dos 50 novos ônibus, a frota existente, composta por 1.166 ônibus distribuídos em 218 linhas, continua a atender todas as áreas da cidade, incluindo as zonas rurais. O sistema de transporte da capital amazonense registra mais de 500 mil passagens diárias.