Por Caio Induscar
Foto: Divulgação (Caio Induscar)
Há mais de 78 anos a Caio, empresa fabricante de ônibus, alia a tradição e a antecipação de tendências no seu mix de produtos, sempre apresentando ao mercado soluções que fazem a diferença na mobilidade. A confiabilidade da marca pode ser verificada por meio dos resultados de 2023, que apontam a Caio por mais um ano como líder no segmento de ônibus urbanos no Brasil.
“Os 53% pontos percentuais de share demonstra que estamos fazendo um ótimo trabalho. Temos que continuar firmes no propósito de continuar ofertando produtos que agregam para o operador e para a comunidade. É desafiador para uma marca se manter há 8 anos na liderança, por isso investimos em tecnologia, inovação e claro, nas pessoas. Nossos clientes e nossos colaboradores são nossa razão de ser e temos cumprido a missão de produzir com qualidade e excelência”, pontua Paulo Ruas, CEO do Grupo Caio.
Além de atender ao mercado brasileiro, a Caio está presente em mais de 50 países, com destaque para os da América Latina, Ásia e África. Relevantes comercializações foram realizadas recentemente com países como Angola, Uruguai, Chile e México.
Sucessos da Caio
Os ônibus Millennium geração V, para chassi de motor traseiro, e o eMillennium, desenvolvido exclusivamente para chassis de propulsão elétrica, lançados em 2022 pela marca Caio, tiveram uma excelente performance de vendas, demonstrando a ótima aceitação dos novos produtos por parte dos clientes.
São mais 700 unidades do Millennium comercializadas para grandes cidades brasileiras. Já o ônibus eMillennium, tem mais de 70 unidades entregues para mercados como São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Amazonas, com outras comercializações em andamento em cidades do estado de São Paulo e outros estados do país.
A geração V do ônibus de motor dianteiro Apache Vip lançada no segundo semestre de 2021 continua sendo um grande case de sucesso da marca. São mais de 3.200 unidades produzidas neste ano para cidades como São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Bernardo do Campo, Belo Horizonte, entre outras.
“Um de nossos grandes diferenciais é o know-how para customizações. Conseguimos, dentro de nossa linha de produção, adequar os produtos de acordo com as necessidades de operação de cada cliente. Isso é um benefício para o operador e para a comunidade, que tem acesso a um transporte coletivo de qualidade, com conforto, segurança e acessibilidade. Também oferecemos a nossos clientes um atendimento personalizado, realizado por representantes de vendas no Brasil e exterior, e pela equipe de pós-vendas. São equipes qualificadas que, aliadas ao nosso time de colaboradores, estão focadas para que a experiência de compra de um ônibus Caio, seja sempre positiva”, detalha Maurício Lourenço da Cunha, vice-presidente industrial do Grupo Caio.
Gente que faz, aprende e é valorizada
A Caio é uma das maiores marcas empregadoras da região. Somente em 2023, foram gerados mais de 670 novos postos de trabalho, em áreas fabris e administrativas. O Grupo somou no mesmo ano, 1170 contratações. Também foram realizadas mais de 15 mil horas de treinamentos.
Em prol da comunidade são realizadas palestras em escolas técnicas e parcerias junto a entidades de formação técnica e de qualificação de mão-de-obra, oferendo cursos gratuitos. A Caio, por meio do Programa de Aprendizagem em parceria com o SENAI, emprega 93 jovens aprendizes que seguem uma jornada de aulas teóricas e práticas, em oito cursos voltados à produção.
O Programa de Estágio do Grupo Caio formou 26 jovens neste ano, proporcionando uma jornada de aprendizado em atividades desenvolvidas nas áreas fabris e administrativas, com treinamentos técnicos e comportamentais.
Perspectivas para 2024
A projeção de crescimento para o mercado de ônibus para 2024 é em torno de 10% a 15%, devido:
- Ao aumento de produção impulsionado pela licitação de veículos escolares do Programa Caminho da Escola, pelo FNDE. A licitação engloba a habilitação para o fornecimento de 16,3 mil ônibus escolares, na qual a Caio está habilitada a produzir 3.500 unidades do ORE 3 com a Iveco, uma das ganhadoras da licitação;
- Possível redução da taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) durante o ano de 2024, proporcionando um cenário econômico mais positivo e condições de crédito mais favoráveis;
- Possibilidade de clientes investirem em renovação e ampliação de frotas de urbanos. Um dos fatores é a normalização do Euro VI;
- Incentivos do Governo Federal à descarbonização do transporte coletivo de passageiros;
- Promulgação da reforma tributária (possibilidade de tratamentos diferenciados a setores com alíquotas reduzidas como é o caso do transporte coletivo de passageiros).