Da Agência AutoData
Foto: Divulgação (Volkswagen)
Após início de um 2023 desafiador o segmento de caminhões e ônibus começa a esboçar uma reação. Desde setembro as vendas cresceram e o quarto semestre indica acompanhar este movimento de alta, segundo Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing & pós-vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus durante o Congresso AutoData Perspectivas 2024, organizado de 21 a 22 de novembro no Espaço Fit Eventos, em São Paulo.
“Tudo indica que 2024 será positivo”, afirmou, admitindo que as vendas poderão superar até as 96 mil unidades projetadas pela Fenabrave. “Especialmente no segmento acima de 3 toneladas. O mercado reage positivamente neste fim de ano.”
Alouche contou que 2022 foi um ano completo: demanda aquecida e de falta de componentes, desafiando aumentar a produção para atender à demanda. Ao entrar em 2023, sob as novas regras do Proconve P8, equivalente ao Euro 6, as montadoras tiveram a missão de virar a chave e lançar cinquenta novos modelos. Todo o processo de introdução do Euro 6 nas linhas de produção levou alguns meses – que se estenderam desde a Fenatran, em novembro de 2022, até meados deste ano.
Até agora existem modelos que a VWCO ainda não lançou como Euro 6. Somente este fato já fez com que o volume de vendas do primeiro semestre fosse menor que no mesmo período do ano anterior. Junto a isto houve aumento de preço, de 15 a 20%, e a dificuldade da cadeia logística para os novos produtos.
“Não um gargalo, mas uma dificuldade de introdução de peças novas na linha de produção. A troca de governo ainda gerou uma expectativa diferente no mercado. Essa equação ficou mais complexa.”
Diante disto as perspectivas para 2024 são positivas após um 2023 complexo. O ano que vem será inteiro de Euro 6, sem interferência de estoque do Euro 5.
Ônibus também terão ano positivo
Alouche cita ainda o segmento de ônibus, que reagiu bem antes que o de caminhões no pós-pandemia, quando ficou parado, e os empresários se viram obrigados a renovar as frotas: “Estimamos que, numa visão conservadora, o segmento de ônibus ficará no mesmo patamar deste ano, que terá incremento em mais de 13%”.
Além disso o vice-presidente da VWCO lembrou que o governo federal fez a licitação do Caminho da Escola, que resultou em mais de 16 mil ônibus escolares e grande parte da entrega ocorre em 2024.