Da Revista Technibus
Foto: Matheus Felipe
De acordo com informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em outubro, as transações de veículos usados evoluíram 3,7% sobre o mês de setembro, totalizando 1.225.950 unidades, considerando todos os segmentos automotivos. A alta é de 10,8% sobre outubro de 2022 e de 3,9% no acumulado do ano.
“Os resultados, assim como aconteceu no mercado de veículos novos, refletem o fato de outubro ter um dia útil (21 dias) a mais que setembro (20 dias). Todos os segmentos, à exceção de ônibus, que tem tido maior demanda em novos, tiveram alta, apontando que devemos encerrar o ano com crescimento no volume de transações de usados em geral”, diz Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
O segmento de ônibus foi o único a registrar retração frente a setembro (-1,8%). Sobre outubro de 2022, houve alta de 16,4% e, no acumulado dos dez meses do ano, o crescimento foi de 0,6%. “Esse segmento tem tido mais procura em novos, em função da retomada do transporte rodoviário e de projetos do governo, como o Caminho da Escola, que prevê a aquisição de ônibus zero km”, explica o presidente da Fenabrave.
Outros segmentos
O mercado de caminhões teve alta de 5,2% sobre o mês anterior e de 6,1% sobre outubro do ano passado. No ano, no entanto, o segmento acumula queda de 1,2%. Os implementos rodoviários ficaram próximos da estabilidade no mês (+0,5% sobre setembro). Em relação a outubro de 2022, houve alta de 12,8%. No acumulado até outubro, o crescimento foi de 9,6%.
As transações de automóveis e comerciais leves registraram elevação de 4,1% sobre o mês setembro e de 9,9% ante outubro de 2022. No acumulado do ano, a alta dos segmentos foi de 4,5%. Os modelos usados, com até três anos de fabricação, representaram 11,9% do total transacionado no mês. No ano, estes veículos acumulam participação de 10,1%.
As vendas de motocicletas usadas também seguem positivas até aqui, com aumento de 2,4% nas transações realizadas de janeiro a outubro, com alta sobre setembro (+2,4%), assim como sobre outubro de 2022 (14,6%).