Por Ônibus & Transporte
Foto: Jovani Cecchin
A Viação Cometa, integrante da Holding JCA, começará a receber nos próximos dias as primeiras unidades do modelo rodoviário Ideale, da Marcopolo, modelo ainda inédito na frota da empresa paulista. Segundo informações, quando a aquisição foi anunciada pelo Grupo JCA, foram adquiridas 33 unidades do modelo para a Cometa.
Os ônibus, que serão utilizados nas operações de fretamento da Cometa, trazem uma nova grafia do nome da tradicional empresa fundada por Tito Mascioli.
Outra novidade dessa renovação da Cometa, além da carroceria, fica por conta do chassi OF-1721L BlueTec 6 da Mercedes-Benz, ainda inédito na empresa e que atende a nova norma de emissão de gases poluentes Proconve P-8/Euro 6. Equipado com o motor MB OM 924 LA, o chassi da montadora possui potência máxima de 208 cv (153kW) a 2.200 rpm, torque máximo de 780 Nm (79,5 mkgf) de 1.200 a 1.600 rpm e transmissão Manual MB G 90 –6.
Para um maior conforto dos clientes da Cometa, os novos ônibus contam com suspensão pneumática que absorve os impactos dos solavancos das imperfeições das ruas por onde eles irão trafegar.
Os veículos dispõem de com sistema de ar-condicionado central de teto da marca Valeo, com saídas individuais situadas no porta-focos do veículo. Vem também com poltronas executivas com porta copos, cintos de segurança. lixeira, descanso para pés, piso amadeirado, porta-pacotes para pequenas bagagens, parede de separação com porta, luzes de leitura em LED direcionais localizadas na porta-focos com acionamento por toque, bagageiro, porta pantográfica, saídas de emergência nas janelas e alçapões do teto, itinerário eletrônico e janelas panorâmicas com vidros colado e cortinas.
As novidades da Cometa contam com o DPM (Dispositivo de poltrona móvel) que facilita o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção ao interior do ônibus. O DPM fica em uma porta central e exclusiva promovendo 100% de acessibilidade.