Da Tribuna do Norte
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)
Um acordo firmado pela Prefeitura de Natal e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturn) permitiu a retomada de 10 das 20 linhas de ônibus suspensas durante a pandemia da Covid-19, aquisição de 50 novos ônibus pelas empresas e outros 50 seminovos. Além disso, haverá extensão nos horários das linhas e a ampliação do tempo de integração do sistema, que passará a ser de 90 minutos para os usuários que realizarem o cadastro por meio da biometria facial. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, assegurou que, apesar do pacote de medidas, a tarifa de ônibus não sofrerá reajustes no preço.
Em entrevista coletiva realizada na última quarta-feira (26), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, Álvaro Dias explicou que deverão ser retomadas as linhas N-61 – Soledade/Ribeira, via Av. das Fronteiras, 581 – Vila Verde/Santa Catarina, via Av. Pompéia, 587 – Encanto Verde/Village do Prata, via Planalto, 585 – Guarapes/Village do Prata, via Planalto, 589 – Felipe Camarão/Nova Cidade, via Rodoviária/Jardim América, 593 – Circular Residencial Redinha. Com a retomada da linha N-61, que promoverá o atendimento ao Soledade, a linha N-64 deve ter seu itinerário restaurado ao anterior à pandemia.
De acordo com o prefeito, outro ponto previsto no acordo é a retomada de quatro linhas noturnas, a O-33 (Planalto/Praia do Meio), N-73 (Santarém/Ponta Negra), Linha A (Petrópolis/Zona Norte) e Linha E (Felipe Camarão/Ponta Negra, via Av. Nevaldo Rocha). Entretanto, ainda não há prazo definido para essa retomada, que deverá acontecer de forma gradual.
Segundo o prefeito, haverá extensão dos horários de operação para algumas linhas específicas. Aquelas que atendem a região central de Natal passarão a circular até 22h30 nos dias úteis e até 21h aos sábados, domingos e feriados. Enquanto isso, as linhas que atendem a zona Sul circularão até às 23h em dias úteis e sábados, e até 22h30 aos domingos e feriados. Todas as linhas terão intervalo de, no máximo, 1h, com exceção das linhas circulares.
“Dentro do estudo da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), que nós contratamos, foi feito um redesenho dessas linhas porque existiam linhas sobrepostas, linhas que uma empresa fazia e outra empresa fazia da mesma forma, quando antes da pandemia, essas empresas possuíam 350 mil usuários de transportes coletivo. Com a crise instalada, essa quantidade de usuários do transporte coletivo caiu para 150 mil em Natal, ou seja, menos da metade do que existia antes da pandemia”, explicou o prefeito.
Além disso, de acordo com Álvaro Dias, o tempo de integração do sistema também será ampliado para 90 minutos, destinado aos usuários cadastrados com biometria facial, um procedimento que será realizado pela Natal Card em até 180 dias.
Com as melhorias promovidas no sistema, o município se comprometeu a isentar o setor do Imposto Sobre Serviços (ISS) até dezembro de 2024, projeto que já está em tramitação na Câmara Municipal do Natal. Além disso, a diferença entre a tarifa pública – paga pela população – e a tarifa técnica, calculada pela administração, será abatida das dívidas e créditos judiciais das empresas com o Município.
Para modernizar e renovar a frota de ônibus, as empresas adquiriram 50 veículos novos e 50 seminovos. Os novos ônibus já foram vistoriados, e os seminovos chegarão em até 90 dias, substituindo os ônibus mais antigos.
Todo o processo de negociação foi acompanhado pela Defensoria Pública do Estado e contou com a participação da Associação Nacional de Transporte Público. O acordo envolveu a Prefeitura de Natal, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e os empresários do setor de transporte coletivo, e foi realizado com a anuência e concordância da Defensoria Pública.
Tarifa
De acordo com o prefeito de Natal, nos últimos quatro anos não houve aumento nas tarifas de ônibus na cidade, apesar dos aumentos nos custos de operação, como óleo diesel, pneus e salários. Ele afirmou que, se possível, após a conclusão dos estudos sobre os custos operacionais, a tarifa continuará mantida sem alterações. Mas, ressaltou a importância de calcular cuidadosamente os custos para evitar impor às empresas uma situação financeira inviável.
“Nós promovemos uma negociação com os empresários, fizemos uma renegociação de débitos, multas e outros compromissos que eles possuíam com o município, para que através dessa renegociação, fosse dada uma contrapartida por parte desses empresários, no sentido de faze a modernização nos transportes coletivos em Natal. Hoje, estão sendo entregues 50 novos veículos e dentro de um prazo de, no máximo 90 dias, eles irão entregar mais 50 veículos seminovos, modernizando a frota de veículos em Natal. Concomitantemente, o retorno de várias linhas, que de acordo com o estudo que foi feito, vai haver uma melhora, com a (ampliação) no atendimento aos usuários”, ressaltou.