Por UNIBUS RN
Foto: Divulgação (SINTRO/RN / Facebook)
Após um encontro entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (SINTRO/RN) e do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (SETURN), entidade que representa as empresas de ônibus de Natal, ocorrido na tarde desta terça-feira (18), a greve dos rodoviários, anunciada na semana passada pelos trabalhadores, foi suspensa.
Inicialmente, o encontro estava marcado para ocorrer na última segunda-feira (17) sob a mediação da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), vinculada ao Ministério do Trabalho, mas foi adiado, ocorrendo apenas na tarde de hoje.
As empresas de ônibus propuseram um aumento salarial de 3% e um reajuste de 10% no vale alimentação, enquanto os trabalhadores reivindicavam aproximadamente 9% de reajuste salarial. Os trabalhadores pediam ainda o reajuste no vale alimentação, manutenção do plano de saúde e manutenção de todas as cláusulas da convenção coletiva de trabalho.
Durante o encontro, ocorrido na tarde desta terça-feira sob o comando de Cláudio Gabriel de Macedo Junior, superintendente regional do trabalho no Rio Grande do Norte, as partes chegaram a um acordo, fazendo com que o movimento fosse adiado.
A proposta aprovada resultou em um aumento salarial de 4%, reajuste no valor do auxílio alimentação para R$ 400,00 (Aumento de 13%), custeio do exame toxicológico por parte das empresas para os motoristas que precisam renovar a habilitação, custeio do plano de saúde pelas empresas, manutenção das cláusulas econômicas conquistadas nas últimas convenções coletivas e ajustes nas jornadas de trabalho e no regime do “carro direto”. Ainda foi aprovado o prazo limite de pagamento dos novos valores para o quinto dia útil de agosto (07).
Desde maio, quando a data-base da categoria venceu, no dia 1°, as partes envolvidas não conseguiam chegar a um consenso. Entretanto, com o entendimento entre as partes, o movimento, previsto para se iniciar nesta quarta-feira, 19, foi suspenso, após a proposta discutida na reunião entre empresas e trabalhadores ser aprovada em assembleia realizada pelo SINTRO/RN.
O Seturn ainda não se posicionou sobre o imbróglio. Além deles, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), órgão gestor do transporte público natalense, também não emitiu qualquer manifestação oficial até o fechamento da reportagem.