Do Jornal O Estado de S. Paulo
Foto: Arquivo (Marcopolo / Via Secco Comunicação)
A Marcopolo coloca em testes reais seu ônibus integral 100% elétrico. Ou seja, o Marcopolo Attivi Integral, com carroceria e chassis produzidos pela marca.
Para este ano, a empresa estima produzir 130 unidades. Sendo que os primeiros 10 modelos começam a a rodar no transporte de passageiros de várias partes do Brasil.
Entre as capitais listadas estão São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Manaus e Brasília. Nesse sentido, vale lembrar que o ônibus já rodou em Salvador, Goiânia e Angra dos Reis.
De acordo com o diretor de operações comerciais da fabricante, Ricardo Portolan, esses 10 ônibus foram produzidos conforme a especificação dos clientes. Mas a marca começa a fabricar outras 20 unidades atendendo às principais demandas do mercado. Em outras palavras, levando em conta o padrão do transporte urbano de passageiros das principais capitais do País.
Nesse primeiro momento, a Marcopolo mira a cidade de São Paulo. Afinal, a capital paulista hoje é a que mais desenvolve políticas para avançar a eletrificação no transporte urbano de passageiros.
Nesse sentido, a cidade planeja implantar uma frota de 2,6 mil ônibus elétricos em 2024. Assim como também, de forma gradativa, substituir os cerca de 15 mil ônibus movidos a diesel que circulam na cidade.
Projeções
Por essa razão, para 2024, a Marcopolo quer produzir 1 mil unidades só do modelo Attivi. Se contabilizar carrocerias para aplicar em chassis de outras marcas, a empresa projeta fabricar 3 mil unidades no período. Para isso, além da Attivi, a Marcopolo ainda oferece uma versão da carroceria Torino para o mercado.
Ademais, vale lembrar que o ônibus integral entra no Finame. Isso porque o seu desenvolvimento é nacional. O chassi tem 58% de índice de nacionalização. E a carroceria conta com 98%.