Por Mercedes-Benz do Brasil
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
A Mercedes-Benz do Brasil leva para o Seminário de eletrificação da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), realizado hoje (14 de junho) em Brasília, Capital Federal, as soluções que a marca oferece aos clientes e ao mercado para introdução do ônibus elétrico no País. Com base no tema central “Conduzindo o futuro da eletrificação no Brasil – Um olhar para a infraestrutura e para a indústria nacional”, o evento ocorre, ao longo do dia, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e é voltado aos poderes executivo, legislativo e judiciário, além da academia, setor privado e imprensa.
Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, é um dos debatedores do painel que traz a visão dos CEOs sobre a eletrificação no Brasil.
Paralelamente aos debates do Seminário Anfavea, há uma exposição de veículos elétricos disponíveis no País. O chassi Mercedes-Benz eO500U de ônibus urbano elétrico é destaque no evento. Os visitantes são atendidos por Mike Munhato, gerente de Mobilidade Elétrica na Mercedes-Benz do Brasil.
Infraestrutura de carregamento, geração, transmissão e distribuição de energia limpa, desenvolvimento das longas cadeias industriais de fornecimento, transformação local de matérias-primas ligadas à eletrificação, parceria entre os setores público e privado. Todos esses assuntos estão sendo debatidos no evento.
Os cinco painéis do seminário reunirão palestrantes brasileiros e estrangeiros, dos setores público, privado e academia, com o objetivo de analisar os desafios e oportunidades da mobilidade elétrica no Brasil, usando como exemplo as experiências em países da Europa, Ásia e América do Norte. Autoridades do primeiro escalão do governo, CEOs de montadoras e outras empresas do ecossistema automotivo também participam, bem como presidentes das principais entidades do setor.
“Veículos elétricos são sinônimo de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio multissoluções da nossa marca para os clientes. O chassi de ônibus urbano eO500U é um ótimo exemplo disso. Além de ser totalmente desenvolvido e produzido no Brasil para o mercado nacional e América Latina, seus benefícios à sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar e sonora e menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo. Em outras palavras, não há futuro da mobilidade sem os veículos elétricos rodando pelas ruas e avenidas”, afirma Achim Puchert.
Suporte aos clientes e demais players na transição para os elétricos
A Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica. “Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes também irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros”, explica Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Os concessionários Mercedes-Benz estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos. A Empresa está alinhada com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes e também empresas de energia elétrica e de infraestrutura de recarga das baterias.